segunda-feira, 30 de novembro de 2009

JORNALISMO IRRESPONSÁVEL

Por Luís Nassif

Watergate tinha dois repórteres espertos – Bob Woodward e Carl Bernstein – e um editor memorável – Ben Bradlee – que filtrava todas as informações e só permitia a publicação daquelas confirmadas por pelo menos três fontes. Até hoje Bradlee é um dos símbolos do bom jornalismo e exemplo para jornalistas de todas as partes do mundo. O caso Watergate foi citado pelo comentarista Ronaldo Bicalho e ressalta a importância da apuração jornalística.

O escândalo divulgado pela Folha na sexta-feira – um artigo de um dissidente do PT, César Benjamin – acusando Lula de ter currado um militante do MEP no período em que esteve preso no DOPS, é um dos mais deploráveis episódios da história da imprensa brasileira. E mostra a falta que fazem pessoas da envergadura de Bradlee.

***

Qualquer acusação, contra qualquer pessoa, exige discernimento, apuração. Quando o jornal publica uma acusação está avalizando-a.

Quando a acusação é gravíssima e atinge o Presidente da República – seja ele Sarney, Itamar, FHC ou Lula – o cuidado deve ser triplicado, porque aí não se trata apenas da pessoa mas da instituição. Qualquer acusação grave contra um Presidente repercute internacionalmente, afeta a imagem do país como um todo. Se for verdadeira, pau na máquina. Se for falsa, não há o que conserte os estragos produzidos pela falsificação.

***

A acusação é inverossímil.

Na sexta conversei com o delegado Armando Panichi Filho, um dos dois incumbidos de vigiar Lula na cadeia. Ele foi taxativo: não só não aconteceu como seria impossível que tivesse acontecido.

Lula estava na cela com duas ou três presos. A cela ficava em um corredor, com as demais celas. O que acontecesse em uma era facilmente percebida nas outras.

Havia plantão de carcereiros 24 horas por dia. E jornalistas acompanhando diariamente a prisão.

Não havia condições de nenhum fato estranho ter passado despercebido. Panichi jamais ouviu algo dos carcereiros, dos presos, dos jornalistas e do delegado Romeu Tuma, seu chefe.

***

Benjamin não diz que Lula cometeu o ato. Diz que ouviu o relato de Lula em 1994, em um encontro que manteve em Brasília com um marqueteiro americano, contratado pela campanha, mais o publicitário Paulo de Tarso Santos e outras testemunhas.

Conversei com Paulo de Tarso – que já fez campanha para FHC, Lula – que lembra do episódio do americano mas nega que qualquer assunto semelhante tivesse sido ventilado, mesmo a título de piada. E nem se recorda da presença de Benjamin no almoço.

***

E aí se chega à questão central: com tais dados, jamais Ben Bradlee teria permitido que semelhante acusação saísse no Washington Post.

Antes disso, colocaria repórteres para ouvir as tais testemunhas, checaria as informações com outras fontes, conversaria com testemunhas da prisão de Lula na época. Praticaria, enfim, o exercício do jornalismo com responsabilidade.

A Folha não seguiu cuidados comezinhos de bom jornalismo. Não apenas ela perde com o episódio, mas o jornalismo como um todo.

É importante que leitores entendam: isso não é jornalismo. É uma modalidade especial de deturpação da notícia que os verdadeiros jornalistas não endossam.

Nota do Viomundo: Este site insiste. Irresponsável é pouco. Irresponsável pode ser por descuido. Mas não foi. Houve protestos internos na Folha contra a publicação do artigo de César Benjamin. Qualquer estagiário sabe que uma grande empresa jornalística não publica acusações antes de ter certeza do que está fazendo, especialmente por causa de ações na Justiça. A Folha sabia o que estava fazendo. A Folha planejou a publicação. Quanto ao argumento do ombudsman Carlos Eduardo Lins da Silva de que não analisa artigos opinativos, como se coubesse qualquer coisa neles, a pergunta que se deve fazer é: e se um articulista da Folha escrevesse que o dono do jornal cheira cocaína, por exemplo, um óbvio absurdo? Sairia primeiro e seria apurado e desmentido depois?


--------------------------------------------------------------------------------

A FOLHA NOTICIOU PROXIMIDADE ENTRE SERRA E ARRUDA

E para que não pairem duvidas sobre a proximidade e o encaminhamento da aliança entre Serra e Arruda, leiam o texto publicado na Folha de São Paulo, há um mês.

28/10/2008 - 18h47
Serra, do PSDB, e Arruda, do DEM, ensaiam aliança para 2010, em Brasília

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Em nome de uma parceria técnica destinada à melhoria de moradias populares, os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB), e do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) sinalizaram nesta terça-feira a eventual aliança política para 2010. Ambos trocaram elogios mútuos na presença de líderes nacionais dos dois partidos políticos.

A justificativa oficial para o encontro dos dois governadores e das demais autoridades foi a assinatura de um convênio técnico para cooperação em habitação popular. O objetivo é executar programas de regularização fundiária, urbanização e capacitação profissional.

Mas na prática Arruda e Serra indicaram que a união entre os dois e seus partidos está evoluída. O governador do Distrito Federal brincou que estava "copiando" um projeto do colega de São Paulo.

"Estamos copiando o que deu certo, já copiei experiências do Paraná, que deram certo. Algumas experiências de Minas Gerais e agora essas experiências de São Paulo, só tenho a agradecer ao governador Serra", disse Arruda --único governador do DEM. Serra retribuiu afirmando que o "que é bom deve ser copiado".

Oficialmente, ambos desconversaram sobre a possibilidade de aliança tendo Serra como cabeça de chapa e Arruda, na vice. A opção foi partir para um discurso diplomático e nada agressivo inclusive ao tratar da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), nome apontado como candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua sucessão.

"Não estou especulando para 2010", afirmou Serra, esforçando-se para escapar das perguntas sobre sua candidatura para presidente da República. "O fundamental agora é tratar do governo do Estado", disse ele.

Segundo o governador, ainda é cedo para dar início à campanha presidencial. "São dois anos. Ainda falta muito tempo. O que a gente tem de fazer é administrar da melhor forma possível [o Estado de São Paulo] e de tal forma que dê certo", afirmou ele.

A cerimônia, na qual Serra e Arruda estavam presentes, também participaram dela os ex-ministros Eduardo Jorge (PSDB), Pimenta da Veiga (PSDB) e José Jorge (DEM), além do presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ).


--------------------------------------------------------------------------------

NOME FORTE PARA SER VICE DE SERRA FLAGRADO RECEBENDO PROPINA


Por Jussara Seixas ( Publicado no Blog da Dilma)

Bem que o TSE avisou o DEM é o partido mais corrupto do Brasil. Está lá no site do TSE o DEM é o partido com mais políticos cassados por corrupção, maracutaias, compra votos, e até assassinatos, Hildebrando Motoserra Pascoal que o diga.Fora os remanescentes da ditadura militar que se alojam no DEM ex PFL. O Jorge Bornhausen presidente de honra do DEM, amigão de FHC e Serra, disse em 2005 que iria acabar com o PT. Inventaram mentiras, factóides, criaram CPIs do fim do mundo, usaram toda as técnicas de baixaria imaginável. O motivo derrubar o presidente Lula, tirar o governo do PT do poder, que estava beneficiando muito o povo brasileiro, principalmente os mais pobres, os mais necessitados. O DEM ex PFL foi minguando nas eleições de 2006, 2008, tornou-se um partido nanico. Rabo do PSDB, está em fase terminal, está sendo palco de corrupção explicita, nunca vista antes neste país. Demos emplumados, e seus parceiros do PPS entre outros, envolvidos de corpo inteiro em corrupção sem precedente. E agora Agripino Maia, Heráclito Fortes, Efraim de Morais, Kátia Abreu, Aceminho, Rodrigo Maia, Caiado, e o poderoso do DEM Bornhausen, vão pedir CPI? Vão investigar todos os corruptos do DEM? E o Arruda vai cair calado, ou vai abrir o bico e entregar o resto da corja? O importante é que o DEM que tanto mal fez e faz ao Brasil, acabou, já era, foi. Arruda o escolhido para ser vice do Serra desabou, já era. O castelo de areia desta vez desmoronou na cabeça deles!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FUNCIONARIOS DO TCE PRESSIONAM JUSTIÇA C ONTRA INDICAÇÃO DE MARCO PEIXOTO

Josmar Leite | josmar.leite@rdgaucha.com.br

Auditores e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregaram na tarde desta sexta-feira ao Ministério Público Estadual um pedido de investigação contra o deputado progressista Marco Peixoto. Eles ficaram insatisfeitos com o silêncio do parlamentar durante a sabatina de ontem, na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, que referendou a indicação dele para a Corte.

Peixoto foi indicado por 39 parlamentares para assumir a vaga deixada por João Luiz Vargas, em razão de sua aposentadoria, no TCE. Durante a arguição realizada na quinta-feira na Comissão de Finanças, o deputado ficou em silêncio e não esclareceu as denúncias divulgadas nas últimas semanas sobre sua relação com indiciados na fraude do Detran.

Os funcionários do Tribunal entregaram o pedido ao procurador de Justiça em exercício, Delmar Pacheco da Luz, pedindo uma investigação contra o deputado. Eles ficaram insatisfeitos com a falta de respostas de Peixoto, principalmente no que diz respeito às gravações divulgadas na CPI da Corrupção.

Nos áudios, Peixoto conversa com Antônio Dorneu Maciel, réu pela frauda do Detran, usando linguagem em códigos, o que, para a oposição, significa acerto de propina. Para o presidente do Centro dos Auditores Externos do TCE, Roberto Sanchottene, o episódio precisa ser escalrecido..

- O deputado teve a oportunidade ontem de se pronunciar para esclarecer a sociedade gaúcha a respeito desses áudios e não o fez. As perguntas ficaram sem resposta, houve um silêncio constrangedor - disse Sanchottene.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do PP, o deputado se diz vítima de uma das maiores perseguições político-partidárias da história do Estado. A indicação de Peixoto ao TCE foi aprovada por nove votos a dois, após a sabatina de ontem. Na próxima semana, o plenário da Assembleia Legislativa avaliará e votará a indicação.

RÁDIO GAÚCHA

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CAI A MASCARA DO PACOTE: PROFESSORES E BRIGADIANOS NA PRAÇA DA MATRIZ

Os professores estaduais ganham hoje o apoio dos brigadianos na vigília mantida na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, contra o pacote da governadora Yeda Crusius (PSDB) para os servidores públicos. Na manhã desta quarta, os professores entregam aos deputados um abaixo assinado, com mais de 40 mil assinaturas, em defesa dos planos de carreira da categoria. Os deputados recebem também um ofício solicitando uma tomada de posição frente aos projetos do governo tucano. “Os deputados terão que dizer se estão do lado da destruição de direitos e dos serviços públicos ou do lado dos trabalhadores e de seus direitos”, diz o CPERS Sindicato.

Ontem à noite, dirigentes das entidades representativas da base do serviço público estadual decidiram realizar um ato unificado de todas as categorias na próxima terça-feira, dia 1° de dezembro. O protesto será realizado a partir das 10 horas, na Praça da Matriz, e pedirá a retirada do “pacote de bondades” do governo da Assembléia Legislativa.

Na avaliação do presidente do sindicato dos policiais civis (Ugeirm), Isaac Ortiz, “o pacote da Yeda é uma bomba para as carreiras dos servidores. “Termina com nossas principais garantias. Acaba com triênios, com as promoções por antiguidade, única forma séria de avanço na carreira. Houve unanimidade de entendimento entre todas as entidades. Não há como aceitar isso, é fim da carreira policial e do servidor público. Precisamos também da força dos aposentados nesse protesto. É preciso retirar esse pacote”.

As entidades pretendem pressionar os parlamentares para que a governadora recue no intento de destruir as carreiras do serviço público. A lembrança do prejuízo eleitoral em 2010, avaliam, será a única forma de “sensiblizar” a base aliada de Yeda na Assembleia. Na reunião de ontem, estavam presentes, além da Ugeirm, representantes da área da segurança pública (ASSTBM, Abamf, Amapergs), além do Cpers, Sindicaixa, Sindsepe e Simpe, que integram o Fórum de Servidores Públicos.

Ontem, os brigadianos aprovaram indicativo de greve e a unificação das ações juntamente com outras categorias do funcionalismo. Na semana passada, uma assembléia do CPERS também aprovou indicativo de greve. O conselho de representantes da Ugeirm também tomou essa decisão, ainda no dia 16 de outubro.

Uma das principais críticas dos servidores contra o “pacote de bondades” de Yeda é o aprofundamento do abismo salarial. O governo decidiu negociar apenas com os altos salários, aprofundando o abismo que existe dentro do próprio Executivo. Assim excluíram os agentes policiais do reajuste de 24% - afinal, segundo a Asdep (Associação de Delegados), nós tivemos 170% de reajuste nos últimos 12 anos”, diz a Ugeirm.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

MAIOR MÉRITO DO SUS É A EXTINÇÃO DO INDIGENTE DA SAÚDE

Por Fátima Oliveira, em O Tempo

Médica - fatimaoliveira@ig.com.br



Graças à santíssima ignorância por falta de memória, alguns riram quando Lula aconselhou Obama a fazer um Sistema Único de Saúde (SUS), que universaliza o acesso à saúde às expensas dos três níveis de governo, sob o lema: "Saúde é direito de todos e dever do Estado", baseado no tripé: universalidade, integralidade e equidade.

Os nós operacionais no SUS devem ser debitados não ao princípio do acesso universal, mas aos gestores locais (Estados e municípios), responsáveis pela concretização do direito à saúde, que em sua maioria não valem o que o gato enterra, muito menos o chão em que pisam. São fatos: espera longa para consultas de especialidades, internações e cirurgias eletivas, e nem sempre há "vaga" no SUS para internações indicadas em urgência, o que explica os pronto-socorros entupidos, extrapolando os limites da segurança.

Há meios legais de obrigar o gestor local do SUS a cumprir a lei, diferentemente do que ocorre na dita maior democracia do mundo, os Estados Unidos, que negam acesso universal e nem se queixar ao bispo é permitido. Morrer à míngua pode. Lá é cruel. A atenção à saúde nem é um direito, pois é uma sociedade que tem o individualismo como lastro moral e cultural secular; e no inconsciente coletivo é natural que cuidar de si é dever de cada um até na doença, não cabendo ao Estado garantir direitos sociais via políticas públicas universais.

Há apenas dois programas públicos de saúde: o Medicaid, que atende "pobre, pobre, pobre de marré deci", e o Medicare, para idosos e algumas deficiências. Nos EUA, há mais de 47 milhões de "sem-seguro" e 12 milhões não são aceitos pelas seguradoras por doenças pré-existentes, totalizando cerca de 60 milhões de indigentes da saúde!

Atenção à saúde como direito foi a mais cara bandeira do senador Ted Kennedy. Um modelo SUS, proposto em 1993 no governo Clinton, foi detonado pelas companhias de seguros de saúde, alegando ser "um modelo de saúde comunista que acabaria com a liberdade do povo". A proposta original de Obama, um seguro público de saúde, foi estraçalhada pelas companhias e pelos republicanos, que acham a "opção pública" uma ingerência do governo no setor privado que não melhorará o cuidado, não reduzirá custos e nem o déficit fiscal. Em 13.10 e em 21.11 passados, Câmara e Senado aprovaram o debate sobre a "reforma da saúde". Resultado da ópera? Acesso universal é heresia.

Quem, num lapso de insanidade, vai para os EUA sem seguro-saúde ou sem posses; e quem mora lá e não possui um, se adoece, pratica roleta russa. A maioria das empresas oferece seguros para os empregados, que pagam parte do custo. Quem não tem emprego, ou paga seguro ou custeia seu tratamento, que é caríssimo, pois os serviços de saúde são quase 100% privados, pesadamente tecnologizados e praticam uma medicina defensiva, que encarece custos de modo exorbitante.

Trocando em miúdos: o sistema de saúde dos EUA é, como dizia o meu avô, nos moldes do vale o que possui: "Quem tem um barraco, um cavalo, um jegue ou um cabrito, quando adoece vale um barraco, um cavalo, um jegue ou um cabrito!". Na era pré-SUS no Brasil, quem não possuía barraco ou bicho pra vender e "se tratar" era tipificado indigente, foco da caridade das antigas santas casas, ou morria à míngua. O SUS acabou com a figura do indigente da saúde, mudando radicalmente 500 anos da história do Brasil, quando o doente valia o que possuía. Foi este paradigma cruel que o SUS mudou na vida do nosso povo e que Lula recomendou a Obama na maior moral.


--------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PARA QUE NÃO PAIREM DUVIDAS.GOVERNO LULA MUITO MELHOR DO QUE O DE FHC

Keila Santana, Direto de Brasília, no Terra

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda feira traz uma comparação entre a percepção dos entrevistados sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para 76%, os sete anos do governo Lula são melhores que os oito anos da era FHC, 10% acreditam que Fernando Henrique foi melhor e 11,1% afirmaram que os dois governos são iguais. A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro e entrevistou 2 mil pessoas. A margem de erro é de 3%.


Segundo Clésio Andrade, a candidata do governo começa a estimular a guerra eleitoral, crescendo nas simulações e se favorecendo da avaliação negativa da imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"O Serra cai em função do apoio do Fernando Henrique, que fala em nome dele, independente dele querer ou não. O apoio ostensivo de FHC é prejudicial", disse Clésio Andrade, presidente da CNT.

Nas simulações para as eleições de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua liderando as intenções de votos em todas as listas em que o nome dele é incluído, mas apresenta queda nos percentuais de primeiro e segundo turnos.

"Ao longo dos últimos 12 meses, Serra perdeu 15 pontos nas intenções de voto", disse Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Na primeira lista que inclui todos os prováveis candidatos à presidência da República, José Serra aparece com 31,8%, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 21,7%, o deputado federal Ciro Gomes (PSB)tem 17,5% das intenções de votos e a senadora Marina Silva (PV) apresenta 5,9%.


--------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 17 de novembro de 2009

VERDADES SOBRE O CENSO AGROPECUÁRIO



Por Guilherme Cassel*

O Censo Agropecuário 2006, divulgado há algumas semanas pelo IBGE, esclarece muito sobre o meio rural brasileiro e joga luz sobre quem é quem no rural do Rio Grande do Sul. Há muito sabemos que a agropecuária tem valor significativo na economia gaúcha. Conforme estudo da Fipe/USP, 55% do PIB gaúcho vem deste setor. Mas também há muito tempo persiste entre nós a ideia de que essa é uma produção “dos grandes”, daqueles que têm mais terra, mais dinheiro, mais acesso a novas tecnologias e que produzem grãos para a exportação.
Os dados do Censo mostram o quanto é errada essa percepção. Agora, sabemos que 86% dos estabelecimentos rurais gaúchos são da agricultura familiar (estabelecimentos com até quatro módulos fiscais, ou seja, no caso do RS, no máximo 160 hectares), que esses estabelecimentos ocupam 992.088 pessoas (81% das pessoas ocupadas no campo) e que ela participa com 54% do valor bruto da produção, mesmo ocupando apenas 31% da área agricultável. Com mais clareza: a agricultura familiar no RS é mais produtiva que a chamada agricultura “dos grandes”. Se compararmos os indicadores de produtividade por hectare, isto fica ainda mais claro: R$ 1.462/ha/ano na agricultura familiar contra apenas R$ 547/ha/ano na agricultura de escala. Ou seja, no Rio Grande do Sul, a agricultura familiar é 67% mais produtiva. Outra informação importante: a agricultura familiar ocupa 16,1 pessoas para cada cem hectares, enquanto o outro modelo ocupa apenas 1,7 pessoa para os mesmos cem hectares.
Os dados do Censo mostram ainda que esta situação se repete em todo o país. No Brasil, a agricultura familiar é 89% mais produtiva que o modelo tradicional e, com apenas 24,3% da área agricultável, participa com 38% do valor bruto da produção.
Realçar esses dados não tem por objetivo alimentar uma falsa polêmica entre dois modelos, o que quase sempre resulta em conflitos estéreis, mas ajudar na construção de um outro olhar sobre o meio rural que temos. É preciso, é justo e é urgente que superemos, de uma vez por todas, o preconceito e a ideia de que só os grandes produzem com qualidade. A realidade é muito diferente e os dados do Censo mostram isto de forma clara e definitiva. A agricultura familiar, no Brasil e no Rio Grande do Sul, produz 70% de todos os alimentos que consumimos no dia a dia, se relaciona melhor com o meio ambiente, ocupa mais gente e é, sim, muito mais produtiva.
Para além de nossas impressões ou ideologias, depois do Censo podemos afirmar, sem medo de errar, que, para o Brasil, quanto mais agricultura familiar, melhor; quanto mais gente no campo, melhor. Ou, como canta o Paulinho da Viola, “as coisas estão no mundo, eu que preciso aprender”.
*Ministro do Desenvolvimento Agrário. Texto publicado orginalmente no Zero Hora.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"MENSALÃO FOI TENTATIVA DE GOLPE PARA ME DERRUBAR" DIZ LULA

O Presidente Lula disse que o mensalão foi uma tentativa de "golpe" da oposição para derrubá-lo: "Foi uma tentativa de golpe no governo... Foi a maior armação já feita contra o governo", disse ao programa "É Notícia", da RedeTV!, gravado ontem."É Notícia", irá ao ar no domingo (15) às 19h45, na RedeTV!, e será reprisada após a meia-noite.

Lula disse ter "desconfiança" da relação entre o PT e o publicitário Marcos Valério, insinuando armação na aproximação entre o seu partido e Marcos Valério: "Marcos Valério não vem do PT, vem de outras campanhas".

"Depois que eu deixar a Presidência vou querer me inteirar um pouco mais disso, mas, como Presidente, não posso ficar futucando", disse.

Ele disse que nunca recebeu, à época do mensalão, em 2005, uma proposta para desistir de se candidatar à reeleição ou de renunciar, mas afirmou que foi alertado por um interlocutor de que a oposição queria patrocinar o seu impeachment.

A respeito das críticas recentes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em artigo nos jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", nas quais o tucano falava em risco de "subperonismo", Lula disse que seu antecessor é um "poço de mágoas" e que tem "inveja" dele.

Disse que o PSDB não se conforma de um "peão" fazer um governo melhor que o de FHC. Disse que imagina ainda ter uma relação pessoal de amizade com o tucano, mas que politicamente estão estremecidos.

Lula não quis responder diretamente a um comentário do cantor Caetano Veloso.Lula reagiu com ironia. Disse que a resposta a Caetano ele dera na noite de anteontem, ao colocar um CD de Chico Buarque para ouvir. Chico é seu cantor preferido -os atores são Antonio Fagundes e Fernanda Montenegro.A cantora, Marisa Monte. Ao falar do filme preferido, "Cinema Paradiso", brincou: disse que esperava que o predileto viesse a ser "Lula, o Filho do Brasil", que terá pré-estreia na semana que vem.

Lula disse que a população entendeu sua metáfora da necessidade de fazer alianças para poder governar: "Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão".

O Lula disse que a expressão "nunca antes neste país" não seria injusta com governos anteriores porque alguns de seus feitos são inéditos.

No primeiro bloco da entrevista, Lula chorou ao responder qual havia sido o momento mais difícil de sua vida antes das candidaturas presidenciais: falou que foi a morte da primeira mulher, Lourdes, grávida de sete meses, em 1971. O Presidente disse que talvez exagere ao lembrar as qualidades de sua mãe, dona Lindu, mas disse que se lembrava de modo especial.

A entrevista, concedida ao repórter da Folha Kennedy Alencar, que também apresenta o programa semanal "É Notícia", irá ao ar no domingo às 19h45, na RedeTV!, e será reprisada após a meia-noite.

Fonte: Folha de S. Paulo

LIVRAMENTO RECEBERÁ NETO DO GENERAL FLORES DA CUNHA PARA PALESTRA NA ACIL

Por Jango Medeiros

O ministro aposentado do Superior Tribunal Militar, Flávio Flores da Cunha Bierrenback será o palestrante de evento que assinala os 40 anos dedicados à carreira política do ex-governador gaúcho José Antônio Flores da Cunha, falecido há 50 anos. O evento denominado "A Soberania Nacional e a Defesa Histórica da Fronteira Meridional" acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil) com o apoio do Gabinete da Deputada Emília Fernandes, Fórum das Mulheres do Mercosul, Prefeitura de Livramento, Unipampa, Urcamp e Seccional da OAB/Livramento.

Para a deputafa Emília Fernandes, o encontro terá um caráter histórico e cultural na terra natal do grande jurista, governador, deputado federal e senador da República. O palestrante Flávio Flores da Cunha Bierrenback , neto do lendário Flores da Cunha, começou sua militância política como diretor da UNE em 1963, quando José Serra era seu presidente e Marcelo Cerqueira, o vice. Advogado em 64, procurador em 70, Bierrenbach foi vereador em São Paulo em 76, pelo MDB e em 82 deputado federal do PMDB.

Em 85, foi relator da Comissão Mista do Congresso que aprovou a convocação da Constituinte, proposta por Sarney. Flavio Flores da Cunha Bierrenbach chegou ao STM em janeiro de 2000 nomeado por Fernando Henrique Cardoso e aposentou-se em 16 de outubro passado. Bierrenbach notabilizou-se por denunciar enriquecimento ilícito de José Serra.

Uma das sua afirmações mais contudentes eclodiu na imprensa nacional quando afirmou: "Paulo Maluf foi uma flor que nasceu no lodo da ditadura. O outro, entretanto, poucos conhecem. Engana muita gente. Chama-se José Serra. Entrou pobre na Secretaria do Planejamento do governo Montoro, saiu rico. Fez uma campanha para deputado federal miliardária. Prejudicou a muitos dos seus companheiros. Esses homens têm algo em comum. Uma ambição sem limites. Uma sede de poder sem nenhum freio. E pelo poder eles são capazes de tudo. Usam o poder de forma cruel, corrupta e prepotente”.

O PACOTE DE MENTIRAS E ATAQUES DE YEDA

Regis Ethur e Orlando Marcelino da Silva Filho
Membros da Direção Estadual do CPERS Sindicato


(Publicado no Blog do Juremir Machado-Correio do Povo)


Apesar de não ter apresentado ainda a versão escrita e final de seu projeto, já é possível identificar as novas mentiras e ataques incluídos no pacote do governo Yeda para o funcionalismo. Evidentemente, ainda se trata de uma análise inicial baseada nas poucas informações disponíveis na imprensa. De qualquer forma, é muito importante que em todas as escolas façamos desde já este debate para organizar uma reação imediata e a altura das ameaças que pairam sobre nossa categoria.
Para conseguir que a Assembleia Legislativa aprove as mudanças em nosso plano de carreira, o governo decidiu fazer uma campanha mentirosa de que está valorizando o funcionalismo e aumentando os salários. Vejamos abaixo algumas dessas mentiras.

MENTIRA nº1: “Aumento salarial de 57,9%”
Esta é a mais deslavada e ardilosa mentira do governo. Não há até agora nenhum projeto de reajuste salarial para a categoria. Na verdade, há três anos o governo Yeda mantém os salários congelados, sem repor a inflação e as perdas. O que o novo pacote apresenta é uma elevação do completivo para aqueles que, somando todos os vencimentos e gratificações, ainda assim ganhem menos do que R$ 750,00 (regime de 20 h). Não há nenhum índice de reajuste proposto aos educadores. A imensa maioria da categoria (85% dos educadores), que está nos níveis 5 e 6 da carreira, não deverá ganhar nenhum centavo de aumento mais uma vez!
Também é muito importante salientar que o completivo não incorpora ao salário e será descontado em todos os futuros reajustes salariais da categoria. Portanto, os poucos que viessem a recebê-lo agora com o mentiroso “pacote de bondades”, teriam ainda os seus salários congelados por longos anos.
Além disso, os funcionários de escola, que sequer receberam a Lei Britto, também são excluídos e discriminados mais uma vez pelo governo Yeda.

MENTIRA nº2: “Os direitos adquiridos serão garantidos”
No site do governo, Yeda anuncia que a adesão ao plano não é compulsória nem elimina direitos da categoria. Mais outra enganação! Com a criação de um novo plano de carreira para os futuros concursados, o governo retira de fato direitos que hoje pertencem ao conjunto dos educadores. Este é o maior ataque do governo: quer acabar com o atual plano de carreira dos educadores. Pretende colocá-lo em extinção e retirar do novo plano conquistas importantíssimas como promoções, triênios e os avanços entre os níveis. Dessa forma, o governo reduziria a massa salarial destinada à educação, economizando às custas do empobrecimento ainda maior dos educadores.
Por outro lado, a divisão da categoria e o fim da igualdade de direitos poderão significar também o congelamento de salários dos que não aderirem ao novo plano de carreira. Ou seja, todos sairão perdendo com o fim do atual plano de carreira.

MENTIRA nº3: “Piso salarial passa para R$ 1.500,00”
Quase todos os jornais ajudaram o governo a divulgar outra gigantesca mentira, a de que o salário inicial no magistério será de R$ 1,5 mil (ver capa de ZH do dia 06 de novembro). Ora, qualquer pessoa que não use de má fé sabe muito bem que “piso salarial” ou “salário inicial” referem-se ao vencimento básico de início da carreira de um trabalhador. E que sobre este valor incidirão os avanços e gratificações ao longo dos anos de sua carreira. Todo mundo compreende perfeitamente isto!
Já o governo Yeda, para manter a miséria dos trabalhadores em educação e honrar seus compromissos com o Banco Mundial, quer inventar outro conceito de piso. Quer somar todas as verbas recebidas pelo trabalhador e dizer que este é o piso (ver mentira nº1). Confunde propositalmente piso com teto, tentando passar uma ideia absolutamente mentirosa para a população sobre os salários na educação do RS.
Cabe aqui uma pergunta esclarecedora: se o piso salarial será de R$ 1,5 mil, porque o governo não retira a Ação de Inconstitucionalidade que ingressou no Supremo Tribunal Federal?

MENTIRA nº4: “Servidores irão receber 14º salário”
Com a economia prevista com o fim dos triênios e das promoções por tempo de serviço no novo plano de carreira, o governo quer instituir uma premiação por suposto mérito no desempenho funcional. Yeda anuncia com alarde essa premiação como um 14º salário, enquanto esconde as conquistas que quer retirar do conjunto da categoria. A verdade, no entanto, é outra! O próprio Secretário da Fazenda se encarrega de esclarecer: “Se o Estado não estiver equilibrado, não tem prêmio.” Portanto, o chamado 14º salário não passa de um ridículo abono com critérios incertos e suspeitos. Mais uma jogada mentirosa do governo!
Provavelmente, seguindo a lógica neoliberal do PDE do governo Lula, o governo do estado utilizará essa premiação para instituir a meritocracia e acabar com a gestão democrática e a autonomia pedagógica das escolas. Buscará substituir a solidariedade existente entre os educadores por uma competição individualista a serviço do mercado capitalista.

MENTIRA nº5: “Plano valoriza o serviço público e moderniza a gestão pública”
Bem, esta é a mais difícil de ser engolida! O governo Yeda é um dos mais corruptos da história do RS. Uma verdadeira “quadrilha criminosa” comanda o Palácio Piratini. Durante todos esses anos, os serviços públicos no RS foram dilapidados por este governo e nenhum centavo roubado foi até agora devolvido aos cofres públicos! Nenhum corrupto está preso! Uma relação de compadrio entre o governo, a Assembleia Legislativa e o Judiciário demonstra a cada dia a podridão das instituições no Estado.
Enquanto isso, os filhos dos trabalhadores encontram as escolas públicas abandonadas à própria sorte. As filas nos hospitais demonstram o total descaso com a saúde pública. E por aí vai...
Querer afirmar, como fazem os principais jornais do Estado, que Yeda está valorizando o serviço público e os servidores não passa de mentira e brincadeira de mau gosto!


CHEGA DE ATAQUES AOS NOSSOS DIREITOS!

Este pacote está para ser apresentado à Assembleia Legislativa durante esta semana. Sabemos que se depender apenas da vontade desses deputados, nossa categoria poderá perder o plano de carreira definitivamente. Portanto, é hora de irmos à luta! Precisamos construir uma grande Assembleia Geral no próximo dia 20 de novembro. Vamos lotar o Gigantinho e dar a resposta que este governo merece!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PARA ONDE NÃO VAMOS

CANDIDO MENDES, na Folha


O ex-presidente pergunta-se, indeciso, para onde vamos. Mas as próximas eleições mostrarão para onde não voltamos

O ARTIGO do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (”Para onde vamos”) revigora todo o debate político nacional, tirando as oposições de sua presente e contundente mediocridade. Amplo no propósito e na riqueza polêmica, parte da afirmação de que tudo que é bom no atual governo já veio de antes e que o mal de agora apenas começa.

Há, sim, confronto radical entre os dois regimes, ao contrário do que diz, e os tucanos abriram o país à globalização privatista hegemônica, enquanto o petismo vai hoje, com a melhoria social do país, à recuperação do poder do Estado, numa efetiva economia de desenvolvimento sustentável.

A legislação do petróleo, em projeto que ora assaca ao governo o ex-presidente, quer corrigir os efeitos da emenda constitucional de 1995, que desfigurou o monopólio do petróleo da Carta do dr. Ulysses num regime de concessão que, inclusive, entrega aos exploradores do subsolo nacional “a propriedade” do óleo extraído.

A partilha, sim, é o novo instrumento, nada “mal-ajambrado”, em que volta, por inteiro, ao Estado o direito aos proventos dessa extração, ampliando sua destinação social imediata. Diga-o, agora, a Noruega, o país mais desenvolvido e democrático do mundo, que, exatamente, adotou esse regime nas suas riquezas do mar do Norte, deixando as concessões no cemitério das ideologias liberais capitalistas de há uma vintena.

O governo Lula reassegurou a presença do Estado para a efetiva mudança da infraestrutura, que pede o desenvolvimento, atrasado durante o progressismo liberal do PSDB, como mostravam os primeiros resultados do PAC, a contemplar entre os seus principais beneficiários, inclusive, o governo de São Paulo.

O país não frui ainda, claro, o programa Minha Casa, Minha Vida, mas sabe que o Bolsa Família colocou a população de uma Colômbia na nossa economia de mercado.

Claro, também enfrentamos o risco da absorção corporativa sindical no controle dos recursos públicos.

Mas essa é etapa adiante da página que se virou de vez, ou seja, do retorno ao controle pelo status quo, sob a ideologia social-democrata, de autolimitação do poder do Estado ou da crença dos progressismos espontâneos, sem dor para o país instalado, como professa a oposição a Lula.

O embaraço do tucanato em reconhecer o “entreguismo” dos controles públicos durante o seu governo é o mesmo que o alvoroça a assimilar o governo Lula ao “populismo autoritário peronista”.

São comparações regressivas, que não se dão conta da experiência única da chegada do “outro país” ao poder, contra o desespero da violência dos “sem-nada”, das Farc colombianas ou do Sendero Luminoso, no Peru, e assentou, de vez, uma maioria nacional, consciente de suas opções.

Realizar-se ou não o que seja, hoje, na sua originalidade, o “povo de Lula”, é a diferença entre o Brasil “bem” e o país da mudança.

O petismo não é o justicialismo peronista, e hoje a nossa consciência coletiva supera o próprio partido, na solidez do que não quer para o futuro.

Essa nossa adesão ao novo, aliás, foi adiante, até, da própria legenda e de suas siderações pelas vantagens do poder, nessa matriz de um evento político que torna as futuras eleições tão distintas de uma escolha da hora entre situacionismos cansados e oposições gulosas. E o Brasil potência, tão profligado pelo ex-presidente, é a configuração emergente desse país que sabe que não volta ao berço esplêndido da nação dos ricos.

Mais que a denúncia dos “pequenos assassinatos” a minar “devagarzinho” o espírito democrático, o que entra pelos olhos do Brasil na conduta de Lula é a determinação visceral do governo de não ceder a um terceiro mandato, avassaladoramente acolhível, se assim quisesse o presidente, por emenda constitucional, tal como o governo tucano desfigurou o monopólio do petróleo.

No inverso de Chávez, Lula, no seu gesto, reafirma o essencial da democracia, que é o cumprimento das regras do jogo, no que diga a Carta, por maior que seja o poder da hora de quem está no palácio.

O ex-presidente pergunta-se, indeciso, para onde vamos. Mas as próximas eleições mostrarão para onde não voltamos, tanto quanto a nação de Lula sabe que, no Brasil, é “o povo como povo” intrinsecamente melhor que as suas “elites como elites”.

CANDIDO MENDES , 81, membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão de Justiça e Paz, é presidente do “senior Board” do Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e secretário-geral da Academia da Latinidade.

CPERS NÃO ACEITARÁ MERITOCRACIA E ALTERAÇÕES NAS CARREIRAS

A direção estadual do CPERS/Sindicato reuniu-se no final da tarde de quarta-feira 11 com o secretário da Educação, Ervino Deon, para discutir a pauta de reivindicações da categoria e também para cobrar o acesso ao projeto que o governo tem anunciado via imprensa que, se aprovado, mexerá na vida funcional dos trabalhadores em educação.

O secretário não apresentou o projeto, alegando que o mesmo ainda não está finalizado. A direção do sindicato classificou o método usado pelo governo para debater o projeto como equivocado, uma vez que a opção era apresentar o projeto diretamente na Assembleia Legislativa, onde a categoria seria alijada de qualquer discussão.

Os dirigentes sindicais também se mostraram contrários aos pontos do projeto já divulgados. Deixaram claro, por exemplo, que não aceitarão a implantação da meritocracia na educação pública e alterações nos atuais planos de carreira.

O secretário se comprometeu a apresentar, por escrito, o conteúdo do projeto antes de ele ser enviado ao Legislativo. Outro compromisso assumido por Deon é o de realizar uma nova audiência antes de o conjunto das propostas ser encaminhado.

No encontro, porém, ficou evidenciado que o debate m relação às propostas está sendo feito no âmbito das secretarias da Fazenda e do Planejamento.

Já sobre a pauta de reivindicações, o secretário não tinha nenhuma resposta concreta. Sua assessoria, no entanto, disse que “alguns pontos estão fora do alcance da Secretaria”. Para o sindicato, a pauta apresenta pontos específicos para a Secretaria da Educação e outros que envolvem outras secretarias.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O BLOG ADERE A ESTA CAMPANHA



É uma droga como o crack.Viva a criatividade popular.Sem comentários! Nosso blog já esta inserido nesta campanha.Obrigado a amiga e companheira Georgia Stela, a Stelinha, por ter nos enviado a bem humorada,mas verdadeira logomarca.

VOX POPULI:DILMA CRESCE E SERRA CAI




Com informações do Jornal da Band

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira apontou uma recuperação da pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) e uma queda de José Serra (PSDB) nas intenções de voto para a campanha eleitoral de 2010, em relação a outubro.

Serra está em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. No mês passado, ele tinha 40%. Dilma vem em segundo lugar, com 19%, um aumento de 4% em relação a outubro. Ciro Gomes (PSB) é terceiro colocado, com 13%; Heloísa Helena (PSOL), 6%; e Marina Silva (PV), 3%.

Num segundo cenário, trocando o candidato tucano por Aécio Neves, Dilma aparece em primeiro lugar, com 20% das intenções de voto, tecnicamente empatada com Ciro Gomes, que tem 19%, e com Aécio, 18%. Das pessoas ouvidas, 8% votariam em Heloísa Helena e 4% em Marina Silva.

A pesquisa também perguntou em qual candidato o eleitor não votaria. Aécio Neves é o que tem a menor rejeição, 5% seguido por Ciro Gomes, com 8%. Heloísa Helena foi citada por 10% dos entrevistados; e Marina Silva e José Serra aparecem com 11%. Dilma Rousseff tem a maior rejeição: 12%.

Foram ouvidos 2 mil eleitores em 170 municípios de todos os Estados, menos Acre, Roraima, e Rondônia, entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,4%.

STF DECIDE HOJE SOBRE POSSE OU NÃO DE NOVOS VEREADORES

Senado Federal e Câmara dos Deputados defendem constitucionalidade da Emenda dos vereadores com pedido para Suprema Corte não referendar Medida Cautelar.
Diante das manifestações das duas Casas Legislativas integrantes do Congresso Nacional, que são partes legítimas para defender constitucionalidade e aplicação integral da Emenda Constitucional nº 58 de 2009 (nos termos do artigo 60 da CF), não existem mais impedimentos para o julgamento das ADIs 4307 e 4310, agendado para acontecer nesta quarta-feira dia 11 de novembro a partir das 14 horas.
A Medida Cautelar (ADI 4307 e 4310 apensada) deve ser suspensa porque os efeitos do processo eleitoral são os mesmos: a ordem de classificação ali existente fica mantida.
O idealizador do Movimento dos Novos Vereadores Fábio Persi (PSC/MG) está confiante na anulação da liminar, pois as informações do presidente José Sarney, confirmaram ainda mais o que já foi declarado por Michel Temer.
“Acreditamos num julgamento técnico e jurídico para que a Emenda dos vereadores tenha sua validação integral garantida, sem prejuízos para um trabalho de mais de 5 anos do Congresso Nacional na aprovação dessa matéria”, destacou Persi.
O presidente da Câmara dos Deputados em face ao disposto no artigo 3º, da Constituição Federal, informou que a referida matéria foi processada pelo Congresso Nacional dentro dos mais estritos trâmites constitucionais e regimentais inerentes à espécie.
Já a advocacia geral do Senado Federal, em sua manifestação sobre a ação, defende que a Medida Cautelar deferida pela Ministra Carmem Lucia, não seja referendada pelo Plenário do STF, diante da ausência do requisito de plausibilidade do direito invocado, notadamente em face do princípio da presunção de constitucionalidade dos atos normativos e do nítido caráter de direito material, e não processual da norma impugnada, a afastar a incidência do artigo 16 da Carta Constitucional.
Para o advogado do Senado Hugo Souto Kalil, a aplicação retroativa dos efeitos da Emenda 58, não tem o condão de alterar o processo eleitoral em sentido estrito,mas apenas de fazer incidir sobre o resultado final do processo (que em nada se modificou), uma nova realidade jurídica.
O site oficial do STF divulgou o julgamento da Emenda Constitucional nº 58 de 2009 para esta quarta-feira dia 11 de novembro. (Com informações do Blog do Fabio Persi)

A VEZ DOS POBRES

Saiu no Estadão:

Os pobres do Norte e Nordeste estão consumindo mais que os ricos do Sudeste. Nos últimos 12 meses até setembro deste ano, as classes D e E das regiões Norte e Nordeste do País gastaram R$ 8,8 bilhões com uma cesta de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Essa cifra é 5% maior que a desembolsada pelas camadas A e B (R$ 8,4 bilhões) que vivem no Sudeste do País no mesmo período com esses itens, revela estudo exclusivo da LatinPanel, maior empresa de pesquisa domiciliar da América Latina.

Em outro texto complementar, o jornal cita o caso da empresa General Brands, que produz sucos em pó e pronto para beber. Há um mês a companhia, que detém a marca Camp, lançou um novo suco em pó, mais barato, batizado de Fructos Plus e voltado para a baixa renda do Norte e Nordeste.

No primeiro mês de vendas o novo suco já rendeu o equivalente a 7,2 milhões de litros de suco. A General Brands já estuda abrir uma nova fábrica no Nordeste.

A Perfetti Van Melle, que fabrica a bala Mentos, também lançou um produto para o mercado regional: quatro sabores de bala em embalagens menores, com redução de 27% no preço final do produto. No bimestre agosto-setembro, a Van Melle viu suas vendas crescerem 46% no Nordeste.

Já o Wal Mart, maior varejista do mundo, decidiu concentrar suas atividades neste ano no Nordeste. Das cerca de 100 lojas abertas em 2009, a maior parte está localizada nessa região.

“A base da pirâmide social vive hoje um momento especial”, afirma o vice-presidente executivo da rede no Brasil, Marcos Ambrosano. Segundo ele, o apetite de consumo das classes D e E não está restrito a alimentos. “Está crescendo expressivamente neste ano a venda de computadores nas lojas Todo Dia.” A bandeira Todo Dia são lojas de desconto voltadas para a baixa renda, informa o Estadão.


OPinião do Blog: Aqueles que querem o bolo somente para eles,não aceitam dividi-lo, estão enlouquecidos,onde já se viu pobre fazendo as três refeições e ainda se dando ao luxo de comprar computador.Tudo por que o tal de Lula este inventou de melhorar a distribuição de renda no país, implantar politicas sociais,promover a tal de inclusão social.Esta é a diferença do governo Lula sedimentada em numeros e não a daqueles que deixaram 54 milhões de brasileiros na linha da pobreza,entregaram o Brasil para o FMI,venderam setores estratégicos para a iniciativa privada e compraram votos no Congresso Nacional para reeleger FHC, hoje o mais enciumado deles, porque o metalurgico barbudo do ABC consegue um reconhecimento muito maior tanto no Brasil quanto no Exterior do que o sociologo entreguista.Esta gente quer voltar.Sabe para que? Exatamente porque não suportam pobres sendo incluidos e tendo vida digna. Para esta gente pobre é classe inferior e como tal tem de ser tratado.Cuidado ano que vem tem eleição e o Serra representa este projeto que prioriza apenas os ricos e os puxa-saco que de forma subserviente se submetem as suas vontades.Dilma é o terceiro mandato do presidente Lula para que pobres continuem tendo vez,diminuindo cada vez mais o desequilibrio social deste Brasil.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PROFESSORA EXPLICA A JORNALISTA A VERDADEIRA PROPOSTA DE YEDA

Ao ler a edição deste fim de semana do semanário aqui da nossa cidade - CORREIO DO PAMPA, fiquei surpresa ao me deparar com um escrito do jornalista Luis Eduardo Amaral sobre o projeto de reajuste proposto pela governadora Yeda Crusius ao magistério gaúcho.

Fiquei pasma com o desconhecimento de causa do jovem jornalista ao classificar o descontentamento da categoria com a “maravilhosa” proposta de aumento como simplesmente “problema pessoal” entre a Rejane (presidente do Cpers) e a governadora.

Nesta mesma nota, ele afirma que o reajuste proposto é o maior apresentado pelos governadores até agora, inclusive o Olívio Dutra. Mal sabe ele que o governador Olívio nos devolveu o nosso plano de carreira, que a exemplo da Yeda, o Britto havia posto fim.

Ele justifica dizendo que o Cpers aceitou os R$ 950,00 do Lula e não aceita os R$ 1.500,00 da Yeda, e eu pergunto: se ela queria oferecer um reajuste maior, por que entrou na justiça contra o piso nacional instituído pelo Governo Federal? Será também por “problema pessoal”?

Não sejamos tolos e ingênuos, o que a governadora não disse, quando anunciou a notícia, é que os tais R$ 1.500,00 serão estabelecidos como remuneração mínima e não como básico do plano de carreira e sobre os quais não incidirão vantagens. Os R$ 950,00 do Lula sim, são vencimentos básicos.

Sem falar que toda essa bondade da tucana, põe fim ao plano de carreira do magistério, onde modifica até a forma de ingresso, abolindo os concursos e mantendo contratos emergenciais, exclui os aposentados, deixando bem clara a intenção da proposta.

E ainda propõe uma fictícia remuneração por “meritocracia”, que também não está clara sobre os critérios e métodos usados para classificar os professores como merecedores de tais privilégios. Fala-se até que levarão em conta o índice de aprovação dos alunos, e aí é só aprovar todos, sem pensar nas conseqüências que isso trará para a educação do estado, transformando o RS num novo SP, onde os alunos não reprovam e onde existe o maior número de analfabetos funcionais do país.

O que o jornalista também desconhece é que existe uma total falta de estrutura nas nossas escolas, onde os professores pagam por fotocópias, levam folhas de casa, para oferecer um trabalho um pouco mais qualificado aos alunos.

O Cpers sempre lutou pela escola pública e de qualidade, combateu a falta de estrutura e sucateamento das escolas, e também por um salário digno aos professores e funcionários de escola (ativos e aposentados), bem demonstrados na árdua construção de um plano de carreira, que não queremos ver ir água abaixo pelas mãos de um governo, que até agora, errou muito mais que acertou, principalmente nas questões do magistério.

Por tudo isso, caro jornalista, é muito pequeno classificar apenas como ”problema pessoal” o descontentamento do Cpers com o governo da Yeda e do PSDB.

Vane Soares - Professora estadual

sábado, 7 de novembro de 2009

LULA RESPONDE A FHC E CAETANO



O Presidente participou na noite desta sexta-feira,do 12º Congresso do PCdoB. Lula usou parte do tempo de sua fala para rebater as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Lula disse: "Nós não temos a sapiência dos sociólogos. Essa semana fui chamado de analfabeto, de ditador, e nessa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano. Eu compreendo o ódio, o intelectual que está assistindo um operário que só tem o quarto ano primário - e não tenho vergonha de dizer - ganhar tudo o que ele imaginava que pudesse ganhar e não ganhou por incompetência é muito difícil. É muito engraçado, tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de estudo que você tem, não tem nada mais burro que isso", - Tem muita gente que acha que inteligência está ligada à universidade. Isso é burro. A universidade não dá nada disso. A política é uma ciência que exige muito mais inteligência. De qualquer forma, a vida é assim. As pessoas falam o que querem e ouvem o que não querem. A vida é dura - disse Lula, que em seguida ironizou quem o chamou de analfabeto, disse o Presidente, fazendo referência também a Caetano Veloso, que o chamou de "analfabeto" em uma entrevista.
- Eu peguei duas manchetes de jornais hoje e não sei de qual jornal. Uma dizia: "Contra Lula, o PSDB treina cabos eleitorais no Nordeste" (da "Folha de S. Paulo"). Ou seja, é um pouco o que o Hitler dizia para os alemães pegarem os judeus. Ou seja, vamos treinar gente para não permitir que eles sobrevivam - afirmou Lula.
Um país governado por um analfabeto vai terminar realizando um governo que mais investiu em educação. Vamos terminar nosso governo com 14 novas universidades federais. Estamos fazendo uma vez e meia o que eles não fizeram em um século. Sei que isso é intragável. O Fernando Henrique Cardoso achava que nós seríamos um fracasso e que ele poderia voltar - disse Lula.
Depois de voltar a repetir que "rei morto, rei posto", Lula disse que como vai deixar o governo em breve para Dilma Rousseff, "depois então talvez eu, que só tenho o quarto ano primário, quem sabe eu possa fazer o Pro-Une agora".
No início de seu discurso para os milhares de militantes do PCdoB reunidos no congresso nacional, o presidente brincou com a ministra Dilma, ao seu lado.
- A Dilma está doida para ficar no meu lugar - brincou Lula, mas depois falou sério.
- Dilma é quem vai poder conseguir dar continuidade ao nosso projeto - .
Repercutiu
"Achei realmente deselegante, para dizer o mínimo, o fato de o cantor ter chamado o presidente Lula de analfabeto, coisa que ele não é", afirmou o escritor Ricardo Lísias.
Além de sair em defesa de Lula, Ricardo Lísias criticou Fernando Henrique Cardoso. "Não concordo que ter FHC e depois Lula é algo bom. Eu acho FHC uma figura ornamental, um sujeito que se orgulha de falar inglês e francês, de ter doutorado, de ser professor da USP e que simplesmente fez um governo que só favoreceu a classe economicamente dominante. Tenho extrema antipatia por essa oligarquia de doutorado, que acha que sabe falar, o pessoal fino de Higienópolis."
"O leão(Caetano) está banguela, rugindo lugares comuns", opinou o ator Pascoal da Conceição.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A CARA DO MENSALÃO TUCANO


A sempre "imparcial e independente" imprensa brasileira classificou o mensalão em dois: o petista e o mineiro.O que é isso? Mineiro? E porque não tucano? Acontece que o PIG não esta disposto a brigar com o Serra do PSDB. Aliás que falta de respeito ao povo mineiro.
Quem diz é o ministro Joaquim Barbosa, do STF.O mensalão é tucano, foi inaugurado por eles e tem a cara do ex-governador Eduardo Azeredo. Aqui pelos pagos isto não é noticia e quando for, se for, segue-se a mesma linha de Globo,ZH,Band,Terra,RBS e tantas outras, ou seja o mensalão é tudo, menos tucano. E pensar que nossos nobres coleguinhas andavam preocupadissimos com o Sarney e com o Zé Dirceu.Mas o mensalão tucano,quer dizer mineiro,deixa pra lá.

DADOS DO LUZ PARA TODOS IMPRESSIONAM


O agente regional do Programa Luz para Todos, Sérgio Calvete Couto, nos encaminha os numeros recentes na Região Sul do BRasil.Os numeros falam por si e realmente impressionam.Sei que o Bolsa Familia é importante e necessário para combater as desigualdades como um programa de transferência de renda, mas o Luz para Todos é sem duvida o maior programa social do governo Lula.Gente que jamais sonhava ter luz, alguns não conseguiriam nem que vendessem todos os seus campos,hoje desfruta deste beneficio que também serve para aumentar a renda na zona rural para pequenos,médios e grandes. E depois ainda tem gente que fala mal do Lula, inclusive alguns beneficiados com o Luz para Todos.Confira os numeros na região e nos próximos dias um relato da situação aqui em Livramento.



DADOS RELEVANTES DO LPT NA REGIÃO SUL
. Beneficiadas 1 milhão de pessoas nos 4 Estados.


.Acréscimo de 94% da demanda atual em relação ao CENSO IBGE 2000.


. Atendidos 20 mil domicílios em assentamentos rurais , 10 mil domicílios em aldeias indígenas e 1,7 mil domicílios em comunidades quilombolas.


.Inicialmente estava previsto investimento de 500 milhões e atualmente a previsão é de 1,5 bilhões.


. Concluíram seus programas 6 agentes executores , sendo 4 no RS e 2 no PR.


.Foram investidos 1,9 milhões em 139 projetos de Ações Integradas.

CAETANO E A PERFEITA IMBECILIDADE EGÓLATRA

Por Mauro Carrara

Disse o baiano ao jornalão dos Mesquitas, declarando seu voto em Marina Silva: - Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem. A declaração é reveladora. Serve bem a desmascarar esse Caetano ególatra, subproduto pós-moderno de si mesmo, tolo que substituiu o poeta sem lenço e sem documento. O atual Caetano, aliás, converteu-se numa espécie de Gabeira sem carreira parlamentar. Folga em construir frases de efeito (?) que ecoem o pensamento da malta conservadora. Aliás, ególatras, tanto um quanto outro, pronunciam aquilo que os eleva a ícones publicitários da mídia reacionária e monopolista. Para Cagabeira, bons alunos de FHC, princípios e história estão em segundo plano. Vale a exaltação do "eu", muitas vezes doentia, muitas vezes ridícula, quase sempre deprimente. Cabe lembrar que, no agora decadente, ambos não se envergonham de adular o tucano-demismo. Julgam-se, assim, diferentes, autônomos, batutas... No caso do compositor baiano, não há acanhamento na rotina de visitas à casa grande. Pede-se a "bença" ao coronel, como se isso fosse "bonitinho", supimpa. Logicamente, ao sair, entregam-lhe na varanda uma cesta de pães amanhecidos, uns maracujás murchos e até uns tostões, prova da generosidade do senhor de engenho. Caetano se julga o gênio da raça, o supra-sumo da cultura mestiça brasileira, o sol da Tropicália, o sabe-tudo que, de tão sabedor, pode desprezar os incultos da pátria. Blasé por desejo divino e necessidade. O poeta se julga mais poeta porque inventa coisas enigmáticas que o povo não compreende. Acredita, desde sempre, que se distinguiu dos mortais da arte ao reproduzir os voos concretistas dos irmãos Campos e de Décio Pignatari. Qual seria, então, o conceito caetanista de analfabetismo? E o que seria "saber falar"? Para quem cagou montes para a regra, o vetusto Caetano agora se arroga protetor da norma culta. Metido com os descolados gurus da Semiótica, tão afeitos à subversão das formalidades da língua, Caetano vai terminando a vida como um ortodoxo, rabugento e tolo capataz copista. Talvez o que incomode Caetano seja justamente a inteligência de Lula, sem verniz, sem laços, fitas e rimas forçadas. O pernambucano comunica-se, transmite a mensagem e, mais que isso, faz de sua locução uma poderosa arma de transformação. Lula, para completar, é autêntico e "faz acontecer". Ora, isso causa muita inveja nessa turma dos pedidores de "bença", tantos deles enfiados na boa Bahia, uns rebolando em cima de trios elétricos pagos pela Philips, outros servindo de escribas para a família Marinho. Ironicamente, o Caetano envelhecido, cruzado da gramática, também levaria puxões de orelha dos Pasquales da vida. Pontua mal, embanana-se em conjugações e, não raro, confunde-se nas regências. Por fim, talvez "cafona" seja a palavra mais "cafona" da língua. Perceba-se: somente cafonas e afetados a utilizam. E a que será que se destina, a cajuína? No caso de Caetano, fazer papel de imbecil ególatra. Esta, pois, virou a sua sina.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SERRA MAL NA FOTO

Para os tucanos que adoram pesquisas, principalmente as que lhes favorecem com a mão da midia amiga ou de institutos suspeitos como o Ibope, principalmente depois da declaração do Carlos Augusto Montenegro a Veja de que Lula não faria seus sucessor- um ano antes da eleição- esta é uma verdadeira ducha de água fria. Serra esta mal na foto segundo pesquisa realizada pelo DEM e divulgada pela colunista Dora Kraemer, no Jornal do Brasil.O leitor Marco Antonio comentou a pesquisa no Blog do Luis Nassif.

Os impasses da oposição
Por Marco Antonio

A informação de Dora Kramer, ontem, em sua coluna, sobre a pesquisa encomendada pelo DEM no Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais é fundamental para que possamos estabelecer um debate em torno da agenda política imediata.Segundo a pesquisa, levada ao conhecimento do PSDB para que Serra assumisse sua candidatura ou abrisse espaço para Aécio, teve os seguintes resultados (números não divulgados), em texto transcrito literalmente da colunista:"Há quatro amostras: Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul e Bahia. Na capital, Ciro Gomes aparece em primeiro lugar, Dilma Rousseff em segundo e José Serra em terceiro. Em Salvador, Dilma empata com Serra e abre vantagem na região metropolitana. No Rio Grande do Sul, a candidata do presidente Lula também aparece na frente e, em Minas, diz o DEM, o quadro é de ‘aperto’. Confrontado com os dados, o PSDB só contesta este último."Isso demonstra, em primeiro lugar, a total falta de conexão com a realidade das pesquisas divulgadas por IBOPE e DataFolha. O que não é novidade, mas agora é confirmada por uma fonte suspeita: o encomendante. Por isso, a preocupação com a ” campanha antecipada” de Dilma, a exposição maior da Ministra está realmente dando resultados.Em segundo lugar, demonstra que Aécio realmente está bem abaixo de Serra nas intenções. Ou o DEM não estaria pedindo a Serra que se decidisse logo e dando a preferência a ele. Na verdade, o DEM já viu que só resta antecipar a agenda eleitoral. E não pretende apostar outras fichas em ” cavalos paraguaios”. Aécio tem um piso de votos baixíssimo. Não há nenhuma garantia nem indicação fática de que poderia subir nas pesquisas. Pelo contrário, a tese de sua invencibilidade em Minas é totalmente contestada pelo praticamente empate de Dilma com o candidato do PSDB no Estado. E evidentemente foram feitos cenários alternando os nomes peessedebistas e até uma chapa puro-sangue, já que o interesse principal era descobrir a chance de Dilma e a de qual dos dois tucanos era maior, para tentar a composição de chapa.Além disso, a tese do ” confronto”, que Serra protagonizaria com sua candidatura, e Aécio não, não se sustenta. Na campanha, Aécio não conseguirá se desvincular da herança de FHC, principalmente se tiver aliados como o próprio, Arthur Virgílio, Agripino Maia, ACM Jr, Alckmin e companhia. Sem falar do próprio Serra, o qual, aparecendo na campanha, o que é inevitável, já gerará a vinculação com o passado tucano.Em política, nada é definitivo. Mas no momento, é impossível dizer que Dilma não vislumbra céus tranquilos. Enquanto o PSDB encontra-se diante de uma Esfinge que ameaça devorá-lo, caso não decifre o enigma. Ou se decifrá-lo errado, este sim, o dilema.

3º ENCONTRO DAS ACI's

Texto: jornalista Luis Eduardo Amaral

A terceira edição do Encontro Nacional das ACI’s, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (Acil), deve trazer dezenas de empresários e prefeitos gaúchos ao município. São esperados cerca de 45 chefes de executivo das cidades do Rio Grande do Sul para o evento, já que haverá a presença entre os palestrante do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Está programada inclusive uma reunião entre prefeitos e CNM para a tarde antes de iniciar oficialmente o Encontro das ACI’s, nesta sexta-feira, dia seis de novembro.
O evento inicia na noite desta sexta no Clube Campestre, com a palestra de Ricardo Vontobel, presidente do Conselho Administrativo da Vonpar, fabricante do famoso refrigerante Coca-Cola e distribuidora das cervejas Sol, Kaiser e Heineken no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Vontobel deverá falar sobre a teoria de que o mundo é dos descontentes, inspirada no norte-americano Robert Woodruff, que fez fortuna com refrigerantes e transformou a Coca-Cola na primeira marca globalizada da história antes mesmo da palavra chegar aos dicionários. Logo após a apresentação do empresário gaúcho, será servido o jantar aos convidados. No sábado, estão programadas outras três palestras e almoço para os convidados. Desta vez, no Hotel Jandaia. Uma delas tratando de administração pública, investimentos, orçamento e a situação atual das prefeituras municipais com Paulo Ziulkoski. Com a presença do presidente da CNM e dos prefeitos da região, a Acil pretende aproveitar a oportunidade para montar a pauta do seminário sobre desenvolvimento e potencialidades dos municípios de fronteira a ser realizado em dezembro com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
As outras duas palestras do sábado são com o diretor comercial para a América Latina da John Deere, Paulo Herrmann, e com Wilson Zanatta, proprietário da Laticínios Bom Gosto. Herrmann deverá atrair muitos empresários do setor agropecuário da região, inclusive dirigente de sindicatos rurais, já que sua empresa é a líder mundial na fabricação de máquinas agrícolas, e ele deverá conversar justamente a respeito do cenário mundial e as perspectivas para o agronegócio, além de relatar algumas de suas experiências profissionais. A promessa para ser um dos momentos mais concorridos do Encontro das ACI’s deverá ser a palestra “Empreendedorismo” com Wilson Zanatta, um empresário reservado (é um tanto arredio em participar de eventos públicos), e sua empresa transformou-se em uma das maiores captadoras de leite do continente, passando de quatro para mais de mil funcionários em menos de 15 anos. A gaúcha Bom Gosto capta em torno de dois milhões de litros de leite por dia, seu faturamento supera os R$ 700 milhões anuais e a empresa se expandiu para o Uruguai e Minas Gerais.
Para os universitários, existe um preço diferenciado para participar das palestras de sábado, com direito a almoço e a certificado comprovando a participação no evento. A intenção da Acil é aumentar a oportunidade dos acadêmicos dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão Pública, entre outros, em ter acesso ao conhecimento e experiências profissionais de empresários consagrados que estarão palestrando no evento. O Encontro das ACI’s inicia às 20h de sexta no Clube Campestre e tem continuidade na manhã de sábado no Hotel Jandaia. Informações e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Associação Comercial de Livramento através do telefone (55) 3242-3200 ou pelo e-mail secretaria@acilivramento.com.br.

EMILIA SE REUNE COM WAINER PARA TRATAR DA REABERTURA DA SANTA CASA



A deputada federal Emilia Fernandes(PT-RS) esteve reunida por mais de uma hora ao final da tarde do ultimo sábado com o prefeito Wainer Machado(PSB) para tratar da reabertura do hospital Santa Casa de Misericórdia, o que para ela, além de uma necessidade para a população santanense já se tornou um clamor popular. Ao colocar o seu mandato a disposição, mais uma vez, para ajudar neste momento difícil, Emilia Fernandes pediu ao prefeito que faça a intervenção, mesmo que emergencial, até que haja uma solução definitiva, que pode ser a formação de um novo hospital, através de uma instituição que já esteja atuando no setor, como deseja o prefeito Wainer. O prefeito inclusive pediu a parlamentar que ajudasse a conseguir um hospital para assumir a Santa Casa.
Emilia Fernandes recentemente conversou sobre a questão Santa Casa com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “O ministro afirmou que se houver uma mudança de gestão, o governo federal poderá ajudar para melhorar a complexidade do hospital,que desta forma poderá ter uma arrecadação melhor através do SUS”,informou a deputada.
Antes do encontro com o prefeito, a deputada Emilia Fernandes, esteve na Praça Oriovaldo Greceller, onde conversou com os trabalhadores da Santa Casa, que vivem um momento de incertezas com relação ao seu futuro no hospital. “ Sabemos que o Sindisaúde, segundo o presidente José Paulo, tem uma proposta para aproveitamento dos trabalhadores. Solicitamos ao prefeito que negocie com os trabalhadores, caso venha realmente a assumir o hospital, de maneira que não prejudique os funcionários”, afirmou.
Quanto a recursos do seu mandato para o hospital, Emilia Fernandes , lembrou que conseguiu liberar R$ 400 mil junto ao Ministério da Saúde, para a Santa Casa, verba que seria destinada a construção de uma UTI tipo II. “ Infelizmente na situação cadastral em que se encontra, o hospital não pode receber estes recursos”, lamentou a deputada. Os R$ 400 mil serão destinados e liberados ainda este ano para a Prefeitura Municipal para serem investidos na rede básica de atendimento a saúde. “ Sabemos que investindo na prevenção de certa forma também estaremos ajudando o hospital, muito embora neste momento a nossa idéia fosse a de colocar este valor direto na Santa Casa”, explicou Emilia. A deputada lembrou que cabe ao Executivo tomar as medidas necessárias para reabrir o hospital, com o Estado que tem a saúde plena, sendo parceiro do municipio , mas se colocou a disposição para ajudar no que for preciso.”Aquilo que for implementado pelo prefeito para que a comunidade não fique sem hospital, terá o devido apoio e o respaldo na busca de recursos através do nosso gabinete”, finalizou.

CUIDADO! VOCÊ ESTA SENDO CONTROLADO

O professor Avelar Fortunato, da Universidade Federal do Pampa, tem debatido com seus alunos da cadeira de Filosofia e Ética,no curso de Gestão Pública,sobre os controles eletrônicos e computacionais aos quais estamos submetidos .Recentemente Luis Fernando Verissimo escreveu um texto interessante sobre este mesmo assunto, o qual publicamos na integra.


Como pedir uma pizza em 2010

Luis Fernando Verissimo
  • Telefonista: Pizza Hot, boa noite!*
  • Cliente: Boa noite! Quero encomendar pizzas...*
  • Telefonista: Pode me dar o seu NIDN?*
  • Cliente: Sim, o meu número de identificação nacional é 6102-1993-8456-54632107.
  • Telefonista: Obrigada, Sr.Lacerda. Seu endereço é Avenida Paes de Barros, 1988 ap. 5 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é o 5745-2302 e o seu celular é 9266-2566.
  • Cliente: Como você conseguiu essas informações todas?*
  • Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
  • Cliente: Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa...*
  • Telefonista: Talvez não seja uma boa idéia...*
  • Cliente: O quê?*
  • Telefonista: Consta na sua ficha médica que o Senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a sua saúde.*
  • Cliente: É você tem razão! O que você sugere?*
  • Telefonista: Por que o Senhor não experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Senhor vai adorar!*
  • Cliente: Como é que você sabe que vou adorar?*
  • Telefonista: O Senhor consultou o site 'Recettes Gourmandes au Soja' da Biblioteca Municipal,dia 15 de janeiro, às 4h27minh, onde permaneceu conectado à rede durante 39 minutos.Daí a minha sugestão...*
  • Cliente: OK está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família!*
  • Telefonista: É a escolha certa para o Senhor, sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.*
  • Cliente: Quanto é?*
  • Telefonista: São R$ 79,99.*
  • Cliente: Você quer o número do meu cartão de crédito?*
  • Telefonista: Lamento, mas o Senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado.*
  • Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.* Telefonista: Duvido que consiga! O Senhor está com o saldo negativono banco.*
  • Cliente: Mas o que é isso ?!!!! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?*
  • Telefonista: Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos. Se o Senhor estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na moto não é aconselhável, além de ser perigoso...*
  • Cliente: Mas que história é essa, quem foi que disse que eu vou de moto?*
  • Telefonista: Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestaçõesdo carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse utilizá-la...*
  • Cliente: @#%/§@&?#>§/%#!!!!!!!!!!!!!*
  • Telefonista: Gostaria de pedir ao Senhor para não me insultar... Não se esqueça de que o Senhor já foi condenado em julho de 2006 por desacato em público a um Agente Regional. O senhor não é mais réu primário ...*
  • Cliente: (Silêncio)*
  • Telefonista: Mais alguma coisa?*
  • Cliente: Não, é só isso... Não, espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.*
  • Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 3095423/12, nos proíbe de vender bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...*
  • Cliente: eAaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!!Vou me atirar pela janela!!!!!*
  • Telefonista: Grande coisa! Aqui diz que o senhor mora num apartamento térreo !

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

POLICIA APREENDE MATERIAL COM CRITICAS A YEDA.COM ORDEM DE QUEM?

Professor Juca Sampaio

Por fatos como esse é que aprovamos na reunião do último Conselho Geral do CPERS, proposta da CSD, uma Campanha em defesa das Liberdades e dos Direitos Individuais.Aqui, em Livramento, a Brigada Militar prendeu o Carro Som de nossa manifestação Fora Yeda. O Ten. Hemenn, que comandou a operação falou sem pudor, nem rubor, que nós estávamos Perturbando a Ordem Pública, com palavras que criticavam a Governadora. Estavam eles em número excessivo, com um contingente de cerca de 200 brigadianos fortemente armados. Pois, até o Comandante Geral da Brigada Militar estava a paisana no meio da Praça General Osório. Acontece que no dia 29/09?09, estava prevista a Chegada da Gov. Yeda, em nosso Município. Imaginem o cúmulo, que até o esposo da Coordenadora de Educação estava tirando fotos dos colegas que se manifestavam!! Nós reagimos, denunciamos na imprensa, nas rádios e registramos ocorrência na Delegacia de Polícia. Agora, aguardamos os procedimentos na Justiça. Eles não vão parar por aí! Qualquer dia destes invadirão nossos Sindicatos, nossas casas, etc. O que aconteceu com os Anarquistas não é isolado e demonstra a tecitura das ações dos Órgãos de Segurança Pública em defesa de um Governo envolvido com a corrupção. Temos que colocar as Liberdades e os Direitos Individuais como um valor, na categoria de valor. Sem isto não há como falar em humanidade, em solidariedade, em justiça...Juca Sampaio.