sábado, 31 de julho de 2010

LULA E MUJICA ASSINAM ACORDOS DE COOPERAÇÂO NA FRONTEIRA
























Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai, José Pepe Mujica, assinaram acordos de cooperação entre os dois países em reunião ocorrida nesta sexta-feira, no auditório do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Santana do Livramento. O encontro foi encerrado por volta das 14h30min. Lula embarcou em direção ao Paraguai, enquanto Mujica permaneceu na cidade para encontros políticos.

Na reunião, Lula e Mujica fecharam negociações na área da defesa, sobre a hidrovia Uruguai/Brasil, a nova ponte sobre o Rio Jaguarão e restauração da ponte Barão de Mauá. Outros temas discutidos foram a integração ferroviária, a cooperação tecnológica brasileira para a transformar La Paloma em porto de águas profundas, o intercâmbio energético, o sistema de pagamentos de moeda local para transações binacionais e acordos voltados à integração produtiva. Na área de ciências, os tópicos abordados foram tecnologia e inovação.

Lula foi recebido no Aeroporto Oscar Gestido, em Rivera, por um grupo de 200 pessoas que acenavam e gritavam seu nome. O presidente driblou os seguranças e posou para fotos, distribuiu abraços e apertou a mão de dezenas de pessoas que o recepcionavam. O chede de Estado brasileiro chegou com sua delegação no Parque Internacional, às 11h30min, acompanhado pelo colega José Pepe Mujica, também acolhido com grande carinho pelos riverenses.

Os dois mandatários foram considerados hóspedes oficiais de Livramento e agraciados com lembranças entregues pelo prefeito Wainer Machado e pelo Intendente de Rivera, Marne Osório. Após, eles descerraram duas placas, uma no lado uruguaio e outra no lado brasileiro do Obelisco da Paz do Parque Internacional, que assinalaram o 3° encontro de presidentes na história das duas cidades.

Lula felicitou a campanha do Uruguai na Copa do Mundo

Os chefes de Estado permaneceram durante dez minutos no local, partindo então em comboio das duas comitivas para o quartel do 7° RC Mec sob forte esquema de segurança. Centenas de pessoas, das calçadas e janelas das casas, acenavam para as comitivas no percurso até a guarnição federal, localizada no Cerro do Depósito.

Em pronunciamento no auditório, Lula felicitou o Uruguai pela brilhante participação da Celeste na Copa da África do Sul e brincou com Mujica: "Espero que o Brasil tenha perdido na África do Sul para ganhar a Copa de 2014 no Brasil".

Lula comentou que ao perceber a demora no encaminhamento das negociações prevendo a oficialização dos acordos com o Uruguai, pediu mais agilidade nas conversações. "Este é o nosso 4° encontro com Mujica desde março e nossas comissões estavam andado muito devagar. Vou sempre insistir para que encarem o Uruguai como um país prioritário nas nossas relações", salientou.

Relação entre Brasil e Uruguai como espelho para América Latina

Lula destacou a importância econômica do Mercosul, salientando que os países com maior crescimento econômico da América Latina são os países que formam o bloco. Ele enfatizou que a América Latina deveria se espelhar no convívio fraterno que existe entre brasileiros e uruguaios em Livramento e Rivera. "Estamos buscando uma América Latina sem conflitos e que esteja permanentemente integrada pela paz social", sustentou.

Mujica enalteceu a posição do presidente Lula de transformar os grandes conflitos em grandes negociações. "Falta muito para consolidar o Mercosul, mas vamos continuar a luta. Talvez em 100 anos toda a América Latina esteja consolidada como Livramento e Rivera e as fronteiras políticas se diluam com o tempo", argumentou Mujica.

Mujica agradeceu diálogo com Lula

No final do encontro, Lula não compareceu ao palanque onde daria uma entrevista coletiva, mas o presidente uruguaio deixou de lado sua comitiva e compareceu para falar com a imprensa dos dois países. Em resposta a uma ou outra pergunta em espanhol ou em português, Mujica agradeceu três vezes a Lula por sua capacidade de dialogar.

"Não sei quantos anos tenho pela frente, se terei alguns anos mais, esse tempo não será suficiente para agradecer a tudo que Lula tem feito pelo seu povo e pela integração da América Latina", afirmou. "O Brasil é tão grande. Se prosseguir respondendo a todas essas perguntas vou acabar morrendo de fome", brincou o presidente Mujica, que às 15h participou de almoço em Rivera com intendentes do interior do Uruguai.
.........................

O POVO VIBROU COM LULA

O povo fronteiriço vibrou com Lula. O Presidente da Unipampa, da Escola Técnica, do Luz para Todos, do Prouni, do Proesc, do Bolsa Familia e para nós especialmente da energia eólica foi recebido com todo o carinho por santanenses e riverenses.Comprovando toda a sua popularidade e carisma com aprovação nas alturas, superando os 75 por cento de aprovação com bom ou ótimo de seu governo, o presidente driblou o forte esquema de segurança montado pelo Ministério das Relações Exteriores, que através do Itamaraty, coordenabva a agenda para se jogar nos braços do povo principalmente ao deixar a fronteira no Aeroporto Oscar Gestido, em Rivera. Lula abraçou,beijou, apertou a mão do povo e autografou camisetas do Internacional, seu time declarado no Rio Grande do Sul.LUla realmente "é o cara" como disse Obama e vai completar seu governo como o maior estadista do BRasil em todos os tempos.Hoje é uma referência para a América Latina e vai fazer Dilma Rousseff sua sucessora para dar continuidade ao projeto de inclusão social, diminuindo as diferenças, melhorando a vida das pessoas.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ENCONTRO DE PRESIDENTES SERÁ O TERCEIRO NA HISTÓRIA DE LIVRAMENTO E RIVERA

Por Jango Medeiros


O encontro entre governantes do Brasil e Uruguai que reunirá nesta sexta-feira (30) Luiz Inácio Lula da Silva e José Pepe Mujica será o 3º na história de Livramento e Rivera. A primeira reunião entre mandatários dos dois países para assinatura de tratados de cooperação ocorreu em 10 de fevereiro de 1957, quando o vigésimo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek encontrou-se com Arthuro Lezama, então presidente do conselho nacional de governo daquele país.

Na época, Juscelino estranhou a demora na chegada do colega, que foi vítima de um pequeno acidente na divisa das duas cidades. Lezama teve os dedos de uma das mãos prensados na porta do carro que o conduzia, logo ao chegar nas imediações do Parque Internacional. Segundo relato do jornalista riverense Victoriano Cabrera, na edição de número 14.557 de seu programa diário "Rivera es Asi", da Rádio Internacional, o mandatário uruguaio precisou ser atendido num hospital de Rivera, mas retornou logo para o encontro com JK com um curativo na mão.

Outro encontro presidencial do Brasil e Uruguai aconteceu em 06 de maio de 1997, entre FHC e Júlio Maria Sanguinetti para assinatura de acordos de cooperação entre cidades de fronteira. Na época, o presidente brasileiro foi hostilizado e vaiado por centenas de populares que gritavam palavras de ordem contra a política de privatizações adotada pelo governo brasileiro. A polícia de choque da Brigada Militar e agentes da Polícia Federal precisaram intervir a fim de evitar que os manifestantes prosseguissem jogando ovos na comitiva presidencial brasileira.

Constrangidos com o tumulto, FHC e Sanguinetti permaneceram menos de um minuto na solenidade de descerramento de uma placa (em homenagem aos dois) no Obelisco da Paz, no Parque Internacional. Após FHC foi à Rivera, onde assinou com Sanguinetti um ajuste complementar ao convênio para a fixação do Estatuto de Fronteira, um instrumento de cooperação jurídica que ainda esbarra em questões de ordem burocrática.


A visita de Lula à Livramento coincide com a comemoração que marca os 187 anos de fundação da cidade. Pela programação, a abertura dos festejos, acontece na manhã desta sexta-feira, na Praça General Osório, com a Festa da Cidade, evento que inicia às 8h com o hasteamento das bandeiras e prossegue à tarde no Parque Internacional com shows e abertura do Museu Sem Fronteiras, que rende homenagem à Revolução Farroupilha.



Na sexta-feira, será inaugurado pelo reitor da UFpel, Cesar Borges, o Núcleo de Estudos Fronteiriços, localizado na Rua Duque de Caxias, na frente da Praça General Osório. Em razão da legislação eleitoral, Lula não poderá participar do evento. A unidade que integra o Centro de Integração do Mercosul da UFPel terá enfoque voltado às políticas de integração transfronteiriça, programas de intercâmbio educacional e ao estímulo às relações de caráter sócio-cultural entre o Brasil e países do Mercosul, servindo ainda como base de apoio estratégico e operacional aos órgãos governamentais brasileiros.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A METODOLOGIA DAS PESQUISAS

Do Blog do Nassif


Diferenças de metodologia” é uma maneira eufemística de analisar a metodologia da Folha em relação ao Vox Populi, Instituto Sensus e IBOPE. Pode parecer algo como “diferença de opinião” em que cada qual tem a sua e ambas são legítimas.

Na verdade, dos quatro institutos o Datafolha é o único que utiliza a metodologia mais vulnerável.

Os outros três pegam o perfil da população brasileira montado pelo IBGE. Depois, mapeiam estados, regiões, cidades, bairros e vilas. Anotam a proporção de casas e de população que reflitam o perfil montado pelo IBGE. Como vão de casa em casa – dentro da amostragem escolhida – os resultados refletem o perfil da população eleitora.

Já o Datafolha não. Montou uma metodologia menos rigorosa, visando economizar recursos. Na verdade, a estrutura do Datafolha é cheia de gorduras. Não consegue fazer pesquisas a preços competitivos com seus rivais. Essa gordura não está na parte analítica, mas no meio, na disfunção gerencial. Para compensar essa gordura, fez economia onde não devia: dispensou especialistas e montou uma metodologia falha, visando economizar na ponta – e não no meio, como deveria ser.

Assim, em vez de montar a amostragem rigorosamente, fazendo entrevistas de casa em casa, de acordo com um perfil de entrevistados condizentes com os dados do IBGE, coloca seus pesquisadores em locais públicos, caçando pesquisados na base do olhômetro. Esse aqui tem cara de ser secundarista, este de ser classe média. Só depois de preenchidos os questionários é que vão montar o perfil dos entrevistados – que acaba quase nunca batendo com o perfil da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio)

Com isso capta movimentos errados, monta amostragens incorretas – já que a idade, condição social e educacional dependem do olhômetro e acabam não refletindo o perfil da população brasileira levantada pelo IBGE.

Agora, nem isso justifica 9 pontos de diferença. Uma das duas está profundamente errada.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DILMA OITO PONTOS A FRENTE DE SERRA NO VOX POPULI

Pesquisa Vox Populi/Band/iG, a primeira feita após a oficialização das candidaturas, mostra petista 8 pontos à frente do tucano

iG

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa presidencial deste ano e aparece com 8 pontos de vantagem sobre o rival José Serra (PSDB) tanto no primeiro como no segundo turno, aponta pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira. Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra tem 33% e Marina Silva (PV) 8%. Segundo o Vox Populi, José Maria Eymael (PSDC) tem 1%.

Os outros cinco candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa nacional divulgada depois da oficialização das nove candidaturas à Presidência.

Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina. Os brancos e nulos eram 5% e os indecisos 11%. A diferença entre a petista e o tucano subiu de cinco para oito pontos. Segundo o Vox Populi, Dilma venceria Serra em um possível segundo turno por 46% a 38%. Na pesquisa espontânea, a petista tem 28%, Serra 21% e Marina 4%.

Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 4% e o candidato indicado por ele com 1%.

A ex-ministra da Casa Civil tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde chega a 54% contra 24% de Serra e 5% de Marina. O ex-governador de São Paulo vai melhor na região Sul, onde tem 39% contra 35% da petista e 7% de Marina. Ele também está na frente na região Sudeste, com 36% contra 34% de Dilma e 10% de Marina.

A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra 32% e Marina 9%. A ex-ministra é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

Quanto à renda familiar, Serra está na frente, dentro da margem de erro, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos com 37% a 36% de Dilma e 11% de Marina. A petista tem o menor índice de rejeição, 17%, contra 24% de Serra e 20% da senadora do PV. O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

É IMPRESSIONANTE COMO LULA TRANSFERE VOTOS PARA DILMA

Saiu no Blog do Nassif:

A análise de Ricardo Guedes


Conversei há pouco com Ricardo Guedes, do Instituto Sensus .

Ele não se surpreendeu com os prováveis números da nova pesquisa Vox Populi, divulgados durante o dia: 43 para Dilma e 37% para Serra. Bate com seu sentimento.

Ele julga, também, que Marina Silva deverá começar a cair devido ao efeito voto útil. Como ela se colocou à esquerda de Dilma, não deverá capturar votos de Serra.

Só que, se cair para 7 pontos (seu sentimento), o percentual de Dilma equivalerá a quase 50% dos votos atribuídos aos três candidatos.

O palpite de Guedes é que, no resultado final, Dilma poderá ter mais que o dobro dos votos de José Serra, devido ao impressionante processo de transferência de votos de Lula para ela. A correlação entre os que ficam sabendo que Dilma é candidata de Lula, e decidem o voto por ela, é de 0,98. Para efeito de comparação, no caso Aécio-Anastasia, essa correlação é de 0,78 – ainda assim, muito alta.

Na opinião de Guedes, o caso Álvaro Dias – desistência de Serra, que abriu mão dele como vice pelo tal Índio – poderá ter, no Paraná, efeito similar aos mineiros, quando viram Aécio Neves alijado da disputa presidencial: aumento da rejeição a Serra.

domingo, 18 de julho de 2010

A SINUCA DE BICO DE SERRA

Milton Ribeiro


A partir do momento em que o brasileiro conquistou a estabilidade econômica e a inflação de um dígito, ficou inviável para qualquer candidato fazer uma campanha puramente oposicionista ignorando tais conquistas. Obviamente que este fato, somado à popularidade do atual presidente, enfraquece os discursos contrários.

Deste modo, José Serra está numa sinuca de bico. Mesmo lutando para parecer oposição, mesmo discutindo com jornalistas, mesmo sendo identificado como opositor do governo Lula e do PT em qualquer rincão do planeta, seu discurso tem ares de continuidade. Ao afirmar que tudo de bom será mantido, acrescentando um "com melhorias", Serra corre o risco de não entusiasmar uma população que deseja a estabilidade e que tem como opção uma candidata que fez parte do governo.

Márcia Cavallari, diretora-executiva do IBOPE, afirma que o brasileiro médio deseja um candidato que consiga avançar, mas dentro da continuidade. Este eleitor, principalmente o mais humilde, teria se tornado conservador e não desejaria mudanças bruscas em sua vida. É como se o pobre soubesse dos perigos das marolas e quisesse permanecer no tranquilo lago da lenta melhoria do poder de compra, do acesso a serviços e das possibilidades de planejamento.

Resta, então, a Serra apostar no discurso anticorrupção – também dificultado pela forma como o primeiro mensalão foi absorvido pelo governo Lula – , no ataque à política externa e em sua renovada ideia, a da república sindicalista. Sobre este último argumento, Rafael Galvão, republicou um artigo datado de 23 de outubro de 2006 que cabe como uma luva na situação atual, demonstrando que há poucas novidades entre o céu e a terra que não sejam de inspiração udenista.

Algumas publicações aliadas à candidatura Serra passaram a dourar o continuísmo, lembrando que Lula manteve não somente a política econômica como convidou Henrique Meireilles, que era do PSDB, para o Banco Central. O sociólogo francês Alain Touraine, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, ex-professor do presidente Fernando Henrique Cardoso, afirma que a transição de poder de FHC para Lula foi feita com contribuições “generosas” por parte do primeiro e que ambos utilizaram a seu favor o conjunto de forças políticas do centro e da direita.

João Sicsú, diretor de Macroeconomia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), acusa a imprensa de apresentar "Serra e Marina não como candidatos da oposição, mas sim como candidatos dos seus respectivos partidos políticos". Segue dizendo achar curioso que esses mesmos veículos de comunicação, quando tratam, por exemplo, das eleições na Colômbia, se referem sistematicamente a candidatos de governo e oposição. Voltando no tempo, Sicsú descreve os governos do PSDB e do PT como dois projetos inteiramente diversos. Os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso são qualificados de "estagcionistas, que aprofundam vulnerabilidades sociais e econômicas". Os de Lula buscariam, "acima de tudo, o crescimento social do indivíduo, sendo, portanto, desenvolvimentista”.

Sicsú também cita um fato fundamental inteiramente divorciado da práxis do PSDB e da direita brasileira: pela primeira vez, há uma tentativa real de tornar o país independente no plano internacional, seja no âmbito político, seja no econômico. A crise internacional, por exemplo, chegou ao Brasil, mas não com o efeito de alterar políticas econômicas ou fazer balançar o Ministro da Fazenda. Da mesma forma, as relações internacionais durante o governo Lula também mudaram muito. Mesmo o polêmico acordo com o Irã foi uma prova de que há intenções de posturas mais independentes e maduras. Na outra ponta -- a da dependência à política norte-americana – coloca-se o ataque feito por Serra ao governo boliviano, acusado de propiciar o tráfico internacional de drogas. Portanto, as propostas de continuidade de Serra e seus aliados não consideram a política externa ou preferem ficar obedientes a Washington.

A missão de Serra é complexa. Precisa oscilar entre se apresentar como igual e diferente de Lula. Por um lado, a popularidade do presidente torna qualquer crítica arriscada; por outro, se não criticar o atual governo, vai assinar a eleição de Dilma Rousseff. Resta ao tucano mostrar os pontos positivos do atual governo que foram iniciados por FHC, suas qualidades como governador de São Paulo e encontrar a difícil dose exata para as críticas.



Com informações de O Globo, da Rede Brasil Atual e do blog de Rafael Galvão.

PARA A METSUL NEVOU NESTE SABADO EM LIVRAMENTO











A MetSul Meteorologia considera o frio deste sábado histórico na fronteira com o Uruguai. A temperatura em Santana do Livramento, do primeiro minuto do dia até 16h, não conseguiu superar a marca dos 5ºC, permanecendo quase todo o período entre 3ºC e 4ºC. É muito raro vermos um dia com temperatura máxima tão baixa assim na fronteira. Não bastasse a temperatura baixa, ainda havia chuva e muito vento, tornando a sensação gélida na fronteira da paz. Tanto frio à tarde em Livramento somente foi registrado na história recente em 5 de setembro de 2008, quando fazia 2ºC no meio da tarde no dia em que caiu uma incomum e histórica nevada no Sul gaúcho. Veja acima a evolução da temperatura nas últimas 24 horas na estação do Inmet em Santana do Livramento.

Nevou neste sábado em Santana do Livramento, conforme entendimento da MetSul Meteorologia. De acordo com o correspondente do jornal Correio do Povo na cidade, Jango Medeiros, moradores do distrito de Caneleira, a cerca de 18 quilômetros da sede do município, relataram durante a manhã a queda de minúsculos grãos de gelo. A temperatura era propícia, entre 2ºC e 3ºC, e havia instabilidade. Caneleira, local onde foi observado o fenômeno, é mais alto e terá um parque eólico. No Uruguai, nos últimos dias, foram registradas ocorrências semelhantes. Em 2008, em setembro, Livramento também tinha anotado neve granular. A possibilidade de nevar na parte mais Sul do Estado era antecipada pela MetSul Meteorologia.

Todo este frio, como a MetSul vem informando, está associado a um potente e incomum centro de alta pressão na parte central do continente. Buenos Aires teve os maiores valores de pressão atmosférica desde 1999. Chegou a 1042 hPa em Ezeiza. Em Porto Alegre, a pressão não atingiu os 1040 hPa, mas o inusitado foi ver chuva na cidade com altíssimos 1035 hpa.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CUIDADO COM O GOLPE!

A noticia foi publicada no Msn Noticias e cheira a uma tentativa de golpe na eleição presidencial. Dilma nao para de crescer e vai crescer ainda mais quando Lula no horário eleitoral apontar para ela e dizer que ela é a continuidade do projeto que mudou para melhor o Brasil.Portanto aqueles que apoiam Dilma, que defendem a continuidade do governo Lula estejam atentos.O desespero pode levar o jogo para o tapetão.Leiam a noticia e vejam se não tenho razão:

A vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau disse que requisitou as fitas da cerimônia de lançamento do edital do trem-bala para estudar a possibilidade de entrar com uma ação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por abuso de poder político e uso da máquina pública em favor da candidata do governo, Dilma Rousseff.


A ação também pode ser feita contra a candidata do PT. Sandra disse que, pelo que ela leu nos jornais, em tese, houve abuso de poder político e uso da máquina pública. "Isso é absolutamente proibido", afirmou. Esse tipo de ação que Sandra estuda ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se acatada, pode resultar até na cassação da candidatura da pessoa beneficiada pelo uso da máquina do governo.


Pela ação, o presidente Lula pode ser punido com multa e até responder uma ação por abuso de poder político. Na terça-feira, durante a cerimônia oficial de lançamento do edital do trem-bala que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, o presidente Lula promoveu Dilma, atribuindo a ela a responsabilidade pelo projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV).


"A verdade é a seguinte: eu não posso deixar de dizer que nós devemos o sucesso disso tudo que a gente está comemorando a uma mulher", disse o presidente, em solenidade no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo. "Na verdade, nem poderia falar o nome dela porque tem um processo eleitoral, mas a história a gente também não pode esconder por causa de eleição", completou.


"A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV, e foi ela quem cuidou, junto com a Miriam Belchior, junto com a Erenice (atual ministra da Casa Civil)", continuou, sob aplausos de uma plateia de funcionários comissionados, políticos da base aliada e militantes.

sábado, 10 de julho de 2010

TARSO SERÁ O FUTURO GOVERNADOR DOS GAUCHOS

















Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%. A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, mostra ainda outros cenários. Num eventual segundo turno, Tarso levaria vantagem, com 48% sobre o candidato do PMDB, que ficaria com 39%. Em cenário no qual estaria incluída a governadora Yeda Crusius, o candidato do PT vai para 59% contra 24% da representante do PSDB. Em um confronto entre Fogaça e Yeda, o candidato peemedebista ficaria com 58%, enquanto Yeda teria 22%.
Na consulta espontânea - quando não são apresentados os candidatos -, 62% dos entrevistados se mostraram indecisos em quem votar. Em relação à rejeição dos candidatos, 47% responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda Crusius. Tarso Genro fica com 12% e Fogaça tem apenas 5%. No cenário em que estão todos os candidatos, Tarso tem o seu melhor desempenho entre os eleitores de 25 a 29 anos (44%) e, entre os que têm nível superior de escolaridade, o candidato do PT obtém 43%. Fogaça chega a 31% das intenções de voto entre os eleitores de 16 a 24 anos. Já Yeda Crusius tem seu melhor desempenho entre os entrevistados com mais de 50 anos (18%). Quanto à avaliação do atual governo do Estado, a administração de Yeda Crusius teve uma nota média de 5, em uma escala de zero a 10.
Ficha Técnica: Período de campo: de 6 a 8 de julho de 2010. Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores - Solicitante: Grupo RBS. Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos.Registros: no TRE sob o nº 28394/2010 e no TSE sob protocolo nº 18297/2010. ZERO HORA

terça-feira, 6 de julho de 2010

BRASIL DE LULA TEM QUE CONTINUAR COM DILMA PRESIDENTE

O Brasil na era FHC- Serra, é isso mesmo FHC- Serra. Serra foi ministro de Planejamento de FHC e depois ministro da Saúde, o Brasil vivia o caos econômico e social. Desemprego recorde, FMI mandando e desmandando na nossa economia, o governo não podia investir, foi a era de cortes e mais cortes. Juros estratosféricos, não havia crédito para o povo, agiotagem corria solta. A miséria imperava no país, mais 54 milhões de pessoas viviam abaixo da linha da pobreza. Epidemia de dengue nunca vista. Os planejamentos de FHC- Serra era o de privatizar, a má gestão FHC- Serra levou ao afundamento da maior plataforma de produção de petróleo do mundo, a P36, deixando 11 mortos, causando um imenso prejuízo ecológico. A má gestão de FHC- Serra levou o país ao racionamento de energia, o apagão que causou imenso prejuízo ao país e ao povo brasileiro. Serra tem a mentalidade, a mesma incompetência de FHC , tanto é fato que FHC passa ser seu "conselheiro notável " na campanha eleitoral. Sendo conselheiro agora, se por uma imensa desgraça Serra se elege FHC será seu ministro, junto com Bornhausen, Roberto Jefferson, Roberto Freire. O Brasil merece isso? O Brasil merece ter essa gente novamente no poder destruindo o país, privatizando toda a nossas estatais, entregando tudo nas mãos do capital estrangeiros?
Serra mente e mente muito. Serra mentiu quando disse que não deixaria a prefeitura de SP para ser candidato em 2006 , Serra mente quando diz que ele é o autor da emenda à Constituição que instituiu o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o autor foi deputado Jorge Uequed (PMDB-RS).
Proposição: PL-991/1988 -
Autor: JORGE UEQUED - PMDB /RS
Data de Apresentação: 11/10/1988
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário
Regime de tramitação: Ordinária
Situação: MESA: Transformado em Norma Jurídica.
Ementa: DISCIPLINA A CONCESSÃO DO SEGURO-DESEMPREGO, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DETERMINA OUTRAS PROVIDENCIAS. _NOVA EMENTA: REGULA O PROGRAMA DO SEGURO-DESEMPREGO, O ABONO SALARIAL, INSTITUI O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FAT, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.
Explicação da Ementa: APLICANDO O ARTIGO SETIMO, INCISO II E O ARTIGO 201, INCISO IV DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
Indexação: APLICAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NORMAS, CONCESSÃO, SEGURO DESEMPREGO, DESEMPREGADO, DESPEDIDA INJUSTA, PARALISAÇÃO, EMPREGADOR, ENCARGO, PAGAMENTO, PREVIDENCIA SOCIAL, LIMITAÇÃO, PERIODO, PRAZO, REQUISITOS, EMPREGADO, VINCULO EMPREGATICIO, EMPRESA. _CANCELAMENTO, SEGURO DESEMPREGO, RECUSA, DESEMPREGADO, OFERTA, EMPREGO, READMISSÃO, EMPRESA. _FIXAÇÃO, VALOR, SEGURO DESEMPREGO, PERCENTUAL, SALARIO MINIMO, IGUALDADE, REAJUSTAMENTO, INDICE, BENEFICIO PREVIDENCIARIO. _PROIBIÇÃO, ACUMULAÇÃO, SEGURO DESEMPREGO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, EXCEÇÃO, SALARIO FAMILIA, PAGAMENTO INDEVIDO, TRABALHADOR, RENDA. _OBRIGATORIEDADE, EMPREGADOR, NOTIFICAÇÃO, (INPS), ADMISSÃO, EMPREGADO, SEGURADO, INFRAÇÃO, RESSARCIMENTO, PREVIDENCIA SOCIAL. _ ACRESCIMO, CONTRIBUIÇÃO, EMPRESA, INDICE, DISPENSA, MÃO DE OBRA, AVALIAÇÃO, (IBGE), (DIEESE), INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, ESTATISTICA, SINDICATO, ENTIDADES SINDICAIS, CATEGORIA PROFISSIONAL, CATEGORIA ECONOMICA, EMPRESARIO.

Serra mente quando diz que não vai acabar com os programas sociais do governo Lula. Serra vai acabar com Bolsa Família, com o PROUNI, com o Luz para Todos. Serra vai parar o PAC como disse o Sergio Guerra presidente do PSDB. Não podemos permitir que essa desgraça PSDB/DEM, se abata novamente sobre o Brasil, retrocesso, miséria, falta de crédito, estagnação, privatizações.
Para isso temos que eleger quem vai continuar o que está dando certo, o Brasil no rumo certo, o Brasil de todos construído pelo presidente Lula, temos que eleger Dilma presidente do Brasil. Ela é a única vai continuar o governo Lula, ela é garantia de um Brasil cada dia melhor, com Dilma o Brasil pode mais, com Dilma o Brasil não vai parar, com Dilma a Petrobras não será privatizada.

Jussara Seixas(Blog da Dilma)

domingo, 4 de julho de 2010

LEI ELEITORAL JÁ ESTA VALENDO

Desde sábado, qualquer candidato às eleições de outubro está proibido de comparecer a cerimônias de inaugurações de obras públicas. Já o Presidente Lula, ministros e altas autoridades do Executivo podem participar da campanha eleitoral - que começa oficialmente na terça-feira. Assim, o Presidente Lula está autorizado pela Lei das Eleições (9.504/97) a discursar em comícios e reuniões ao lado de Dilma Rousseff, sem correr o risco de ser novamente multado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas desde que fora de sua agenda oficial, e desde que a coligação do PT e demais partidos que apoiam a sua candidata à sucessão banque as despesas da viagem.


De acordo com o calendário eleitoral, até as 19h de amanhã, os partidos têm de apresentar os registros de seus candidatos - os concorrentes a presidente e a vice-presidente da República, no TSE; os aspirantes ao Congresso, aos governos estaduais e assembleias legislativas, nos respectivos tribunais regionais eleitorais. Dentre os documentos exigidos estão a declaração de bens e certidões criminais fornecidas pelos "órgãos de distribuição da Justiça Eleitoral, federal e estadual".


A partir de terça-feira, a propaganda eleitoral está franqueada em todo o país.


Os candidatos já poderão realizar comícios, com aparelhagem de som fixa (das 8h às 24h), e utilizar alto-falantes ou amplificadores de som nas sedes dos partidos ou em veículos (das 8h às 22h). As carreatas, passeatas e caminhadas são liberadas, mas permanece a proibição de comícios com shows ou animação feita por artistas. Nestes três meses que antecedem o pleito, a Lei Eleitoral proíbe também expressamente que, em cerimônias de inaugurações de obras, haja contratação de "shows artísticos" pagos com recursos públicos, sob pena de cassação do registro do candidato beneficiado, agente público ou não.


A Lei das Eleições permite faixas e cartazes, desde que não fixados em bens públicos ou em "locais de uso comum", mesmo privados, como templos, escolas, lojas e cinemas. A utilização de outdoors continua vedada. A distribuição de folhetos e santinhos é livre, mas os impressos devem conter, obrigatoriamente, o número de inscrição, no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do responsável pela confecção das peças. A propaganda na internet está praticamente franqueada em sites hospedados em provedores estabelecidos no Brasil, e também em blogs e sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter). A propaganda gratuita controlada pela Justiça Eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 17 de agosto e vai até 30 de setembro.Até as 19h de amanhã, partidos têm de apresentar os registros de seus candidatos

sábado, 3 de julho de 2010

SEM PELADOS



Por Dagberto Reis

Os jogos deste sabado nas semi-finais da Copa prometiam um passo importante para que alguns tirassem a roupa.Maradona, técnico da Argentina, saiu humilhado, caiu de quatro.Não precisou cumprir a promessa. Deu Alemanha! A tarde no entanto a promessa de pelada valia a pena. Larissa Riquelme(foto), modelo paraguaia, prometia desfilar como veio ao mundo caso o Paraguai chegasse ao titulo. Convenhamos que seria dificil, mas vá lá que seja.Como depois da desclassificação do Brasil qualquer prazer me diverte nesta Copa torci pelo Paraguai. Quase deu! Agora é esperar que a Playboy pague um bom cachê a Larissa para ver ela pelada. E agora ? Agora é torcer pelo Uruguai, pela ESpanha que jogou bonito e seja lá o que Deus quiser. Larissa só na Playboy!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

DUNGA, O ESCOLHIDO

Por Dagberto Reis


O Brasil tem mais de 190 milhões de tecnicos de futebol.Em periodo de Copa do Mundo eles opinam sobre o melhor sistema tático,escalam seleção,apontam erros,vibram e choram sem limites.São apaixonados pelo Brasil e poucos conseguem diminuir a distância entre o que manda o coração e a razão despida da predileção de cada um. Talvez tenha a pretenção de entender um pouco deste limite que muitas vezes nos cega e não nos permite ver o que realmente esta acontecendo por mais que julguemos entender de futebol.Dunga esta entre estes 190 milhões , com uma diferença; ele é - ou era- o técnico do Brasil.Diferente dos demais ele tem o poder de convocar os melhores jogadores para integrar a seleção.Nenhum treinador do mundo tem tantas opções seja ele de clube ou seleção.Para cada posição o Brasil tem no minimo três jogadores de qualidade que atuariam em qualquer equipe.Ou seria soberba brasileira? Claro que não, a prova esta no grande numero de brasileiros que atuam nas melhores equipe do mundo.Dunga , o cara com poder de convocar os melhores tem as suas convicções, naturalmente.Uma delas é prescindir do talento.Para ele vale mais um grupo fechado em torno das suas idéias do que jogadores talentosos com capacidade de mudar uma partida de um momento para o outro. A força prepondera sobre o talento.Foi assim nos seus tempos de jogador , esforçado, aplicado,simbolo de uma era perdedora que deu a volta por cima com ele de capitão.No Exército de Dunga disciplina é conquistada na base do "aqui mando eu e pronto".Diálogo,disciplina com psicologia do bom relacionamento capaz de transmitir equilibrio emocional para superar adversidades,não fazem parte do vocabulário dunguês.Aliás entre os sete anões ele esta mais para Zangado do que para Dunga. Tudo isso aliado a personalidade de "quem sabe sou eu", recheada de arrogância e prepotência , determinam o resultado. Dunga desdenhou de um articulador, uma cabeça pensante no meio campo da seleção. Ronaldinho Gaucho estava em má fase. Ganso era muito jovem.Entre os 190 milhões uma grande maioria levaria os dois para a Copa, mas Dunga não pensou assim. Eles seriam os salvadores da Pátria? Claro que não, mas representariam uma opção a mais para mudar o jogo em um momento dificil como aconteceu diante da Holanda. Dunga que caiu de paraquedas como o numero 1 dos 190 milhões sem nunca ter treinado uma equipe de futebol, diferente de outros bem mais competentes dos quais dispõe o Brasil, é o único culpado então, deve estar concluindo o leitor depois de toda esta saraivada de criticas. Não, da mesma forma que as vitórias as derrotas também são coletivas. Se alguem tem culpa, este alguem é a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, que bancou Dunga, sem nunca ter sido técnico de verdade.Que isto nos sirva de lição, diferente de outros paises que carecem de técnicos de qualidade, nós temos excelentes profissionais de sobra.Os 190 milhões de apaixonados que deixam o coração superar a razão estavam certos considerando o talento imprescindivel, Dunga o técnico, o escolhido, infelizmente estava errado.

OUTRA PESQUISA "CONVENIENTE" DO DATAFOLHA

Por Luiz Carlos Azenha

A mais recente pesquisa Datafolha parece tão fora da curva quanto aquela anterior, que acompanhou o lançamento oficial da candidatura de José Serra. Então, graças a um repentino aumento da preferência entre eleitores do Sul, José Serra “abriu” vantagem de nove pontos sobre Dilma Rousseff (para saber mais sobre a pesquisa divulgada no dia 27 de março, clique aqui).

Desta vez, quando três outros institutos registraram o avanço e a liderança de Dilma, o Datafolha produziu um empate técnico (Serra teria 39%, Dilma 38%) sem que houvesse uma justificativa factível para essa repentina mudança de rumo. Curiosamente, mais uma vez o crescimento de Serra se baseia num aumento da preferência de eleitores sulistas (no Sul, de acordo com o Datafolha, Serra passou de 38% a 50%). Será que os sulistas são mais suscetíveis à propaganda eleitoral do PSDB na TV?

Sabemos que existem diferenças de método entre os diversos institutos de pesquisa, que podem responder pelas diferenças entre Vox Populi, Sensus, Ibope e Datafolha. Sabemos, no entanto, que as pesquisas refletem tendências gerais do eleitorado e nada aconteceu nas últimas semanas que justifique uma reversão repentina das curvas de Serra e Dilma.

De qualquer forma, alguns detalhes me chamaram a atenção:

– Um dia antes da divulgação da pesquisa, já circulavam na internet as justificativas do PSDB para a repentina mudança no quadro eleitoral, como eu mesmo reproduzi, a partir do R7, aqui;

– O tracking do PSDB (levantamento diário feito a partir de pesquisa telefônico) não é confirmado pelo tracking do PT, pelo contrário, os números internos da campanha de Dilma apontam aumento na diferença entre os dois candidatos, com vantagem crescente da ex-ministra;

– Os números da Folha vieram acompanhados de “análises” que tem algo em comum: a sustenção do argumento conveniente para a campanha de Serra na atual conjuntura, aquele de que a campanha vai começar oficialmente com os dois candidatos zerados, empatados;

– Na mesma página que traz os resultados da pesquisa, uma coluna da Folha atribui o resultado, em parte, à decisão de Dilma Rousseff de evitar “alguns debates e sabatinas”. Em junho, 30% dos entrevistados disseram ter visto alguma entrevista com Serra; 25% disseram o mesmo em relação a Dilma. Isso não prova nada. E se o eleitor viu mais o Serra e não gostou? O que a coluna da Folha omite é que Dilma não aceitou o convite para participar de uma sabatina da Folha. Em outras palavras, o jornal está tentando dizer, sem dizê-lo, que Dilma perdeu votos ao não aceitar o convite do jornal. Como seria muito patético dizer isso abertamente, o jornal apenas sugere essa possibilidade.

Tweet This! Promote this on Orkut Share this on Facebook Share this on del.icio.us Add this to Google Bookmarks Digg this! Share this on Technorati Post this to MySpace Stumble upon something good? Share it on StumbleUpon Share this on Reddit