sábado, 18 de junho de 2011

LULA AGRADECE BLOGUEIROS

Rachel Duarte
De Brasília


Convidado ilustre do 2º Encontro de Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou agradecimento aos responsáveis por blogs políticos nos últimos anos. “Não vou me esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão neste país. Durante os oito anos do meu governo e sobretudo na eleição do ano passado. Vocês evitaram que a sociedade brasileira fosse manipulada, como foi por muito tempo”, disse Lula. “O povo não precisa mais de intermediário na comunicação”, completou.

A entrada do ex-presidente foi nervosa para o público e para ele. Atrás da mesa de abertura, Lula espiava o calor humano que o aguardava. “Olê, Olê Olá, Lula, Lula”. O clássico grito de guerra foi a saudação dos blogueiros em agradecimento pela presença de Lula. E a recíproca foi verdadeira. “Eu estou aqui porque como ex-presidente eu sei o bem que vocês fizeram para o país. Vocês são uma alternativa de participação da sociedade sobre as decisões do país”, falou.

A presença do ex-presidente mobilizou a imprensa nacional, que ouvia da plateia as críticas constantes de Lula. Para Lula, a comunicação sofre um processo de deterioração em todo o mundo. “Não me refiro aos meios de comunicação fazerem críticas. Isso eu aprovo. O que está acontecendo é má fé, difamações, não críticas”, argumentou.

O ex-presidente fez questão de lembrar a disputa eleitoral à Presidência, em 2010, momento que considerou emblemático na relação da comunicação e a política brasileira. “Nestas eleições eu vi o tamanho do preconceito que existe sobre a mulher neste país. O que fizeram com a companheira Dilma foi extremamente baixo”, falou. Um exemplo citado por Lula e que arrancou muitas risadas foi a bolinha de papel que atingiu o então candidato José Serra (PSDB). “Vocês foram chamados de sujos pelos que estavam fazendo a sujeira”, disse Lula aos blogueiros.

Durante o discurso, Lula também mencionou um otimismo sobre o governo Dilma em cumprir com a meta de implantar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), elaborado no seu governo. Ele reconheceu que há dificuldades em transformar discursos em ações práticas, mas deu uma recado ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que está negociando com empresas privadas o PNBL. “Não podemos ter medo de chamar esta gente pra participar, temos que falar com todos sem preconceito”, disse.