quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LIVRAMENTO GANHA MAIS UM PARQUE EÓLICO


(Foto Daniel Badra)

A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. teve 21 empreendimentos vencedores no 12º Leilão de Energia Nova (A-3) promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta quarta-feira (17), por meio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). São usinas eólicas a serem instaladas no Rio Grande do Sul, que somam 492 megawatts (MW) de potência, 21,44% do total contratado no certame. O menor lance dado pela estatal foi de R$ 98,00 – um deságio de 29,49% em relação ao preço inicial, que era R$ 139,00 o MWh. A empresa se firma como a grande vencedora do leilão, pois quase metade dos empreendimentos eólicos contratados – 44 no total - é da Eletrosul.
"Com esse resultado, a Eletrosul se mostra cada vez mais firme na energia eólica. Ganhamos uma disputa acirrada com uma rentabilidade excelente e agora vamos colocar esses parques em pé para que tenhamos mais energia eólica para o País", comemorou o presidente da estatal, Eurides Mescolotto. "Desta vez, tivemos a oportunidade de ter investidores importantes e isso nos assegurou uma melhor negociação", complementou o executivo, lembrando das parcerias com a Rio Bravo Investimentos e a Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social (Elos).
Cinco dos 21 empreendimentos, somando 90 MW de potência, serão destinados à ampliação dos parques eólicos Cerro Chato I, II e III, que já estão sendo construídos em Sant’Ana do Livramento (RS), na fronteira com o Uruguai. Cerro Chato III, inclusive, já está em operação comercial, com 30 megawatts de potência instalada. Os demais são empreendimentos novos no Litoral Sul do Rio Grande do Sul, batizados de Verace (258 MW), em Santa Vitória do Palmar, Minuano (46MW) e Chuí (98 MW), ambos no município de Chuí.
A Eletrosul foi vencedora do leilão, também, com a ampliação da Usina Hidrelétrica Jirau, em 450 MW. A estatal é sócia, com 20% de participação, no empreendimento que está sendo construído em Porto Velho (RO).