terça-feira, 30 de março de 2010

FILME COMPLETO

Adão Villaverde
Deputado Estadual (PT-RS)

Se puder, não deixe de assistir o filme argentino "La pregunta de sus ojos" (O segredo dos seus olhos) que conquistou prêmio de melhor concorrente estrangeiro no Oscar 2010. A direção de Juan José Campanella é genial, especialmente na cena que inicia com uma tomada do alto - de um helicóptero provavelmente - acompanha um jogada de partida de futebol que se desenvolve no gramado do estádio do Racing, de Avellaneda, e chega às arquibancadas da torcida de 'La Academia', onde os protagonistas desenvolvem ações igualmente focadas pela câmera ininterrupta. Antológica, a cena é tão bem executada que não se percebem os truques obrigatórios. Ela é antecedida de outra cena inesquecível, chave de todo o enredo, na qual durante encontro em um típico café portenho, sobressai o brilhante coadjuvante, sentenciando que se pode trocar de tudo na vida, de nome, de mulher, de religião e de partido, mas jamais se troca de clube, portanto, não se abandona uma paixão. (Aliás, o Racing saudado como "La Academia" parece que ao longo de toda sua história só conquistou um único titulo importante. Paixão é paixão!)
Além disso, o roteiro de Campanella e Eduardo Sacheri é precioso e narra, com talento e sensibilidade, uma história que não deixa de fixar, como pano de fundo, episódios políticos recentes da ditadura argentina, mas anima questionamentos acerca de uma relação amorosa, resgatada do passado desencontrado de 25 anos atrás. O filme a
inda concentra uma espetacular investigação policial. E oferece ótimos diálogos expressando duas clássicas caraterísticas portenhas: a fina ironia e a apologia do lunfardo (gíria). Como comenta Marcelo Coelho (na Ilustrada da Folha de SPaulo, de 25/03/10), "O segredo..." não é uma grande obra de arte, mas tem tudo o que se poderia desejar de um bom filme. Na minha opinião, trata-se de um filme completo.

Um comentário:

GAUCHO ALDO VARGAS BLOG TRADIÇÃO disse...

AMIGO DAGBERTO ESCUTANDO TEU PROGRAMA DIARIO COMO OUVINTE DE TODAS AS MANHAS, TEM NOTICIAS BOAS RUINS, ASSIM VOCÊ SÓ DE COISAS BOS QUE OS OUVINTE PUDECEM ESCUTAR, MAIS A VIDA E ASSIM EX LÁ NO RIO DE JANEIRO MAIS UMA TRAGEDIA QUEM SOFRE E O POVÃO A MAIORIA MORANDO EM LUGARES DE ALTO RISCO, MAIS TEMOS UMA COISA QUE E BEM CERTA O DIA QUE O HOMEM APRENDER A RESPEITAR A NATUREZA E S´ CONCIENTIZAR, QUE ELE NÃO E SUPERIOR A ELA VAI MELHORAR MUITO, HOMEM E NATUREZA E PRA VIVER EM ARMONIA E SINTONIA ASSIM AS COISA SE ENCACHAM NO DEVIDO LUGAR.
E AGORA VAMOS FALAR EM LIVRAMENTO ESA TERRA QUE VIVEMOS E MARAVILHOSA TEMOS TUDO SÓ ESTA FALTANDO O GOVERNO MUNICIPAL TRABALHAR E FAZER JUS AO SEU MANDATO, PORQUE ENQUANTO NÃO TIVERMOS UM GOV SERIO E DE RESPONSABILIDADE NOSSO MUNICIPIO VAI FICAR PARADO ENQUANTO OUTROS CRECEM NOS ESTAMOS QUE NEM COLA DE CAVALO CRECEMOS PARA BAIXO, ASSIM ESPERO VER OS POLITICOS DO MUNICIPIO SE DAREM AS MÃOS E TRABALHAR POR SANTANA DO LIVRAMENTO ELA MERECE! ate breve meu amigo.