terça-feira, 30 de março de 2010

RONALDO CUSTÓDIO PALESTRA SOBRE ENERGIA EÓLICA E AUTOGRAFA LIVRO NA UNIPAMPA



O engenheiro Ronaldo dos Santos Custódio Custódio, diretor de engenharia da Eletrosul, será palestrante nesta terça-feira, as 19h , no auditório da Unipampa, em Livramento abordando o tema Energia Eólica. Na ocasião também estara autografando o livro de sua autoria “Energia Eólica para produção de Energia Elétrica “. A deputada federal Emilia Fernandes(PT-RS), uma das principais apoiadoras para a viabilização do projeto do parque eólico de Livramento, acompanha o diretror tecnico da Eletrosul.
A primeira edição do livro, feita pela Memória da Eletricidade com impressão da Eletrobrás, é gratuita. A Palestra será destinada a alunos das universidades locais, além da Unipampa, também alunos da Urcamp, Uergs e UAB- Universidade Aberta do Brasil- estão sendo convidados.Uma obra de engenharia para a consolidação do conhecimento e do desenvolvimento da energia eólica. Essa é uma das grandes contribuições do livro "ENERGIA EÓLICA para produção de energia elétrica".Ronaldo Custódio é hoje uma das principais referências em energia eólica no Brasil. A obra oferece valiosa contribuição tanto para especialistas quanto para leigos no assunto. Estruturado em 12 capítulos, o livro sistematiza parâmetros de projetos de fazendas eólicas (o terreno e sua influência no vento, o vento, aerogeradores e sua disposição e a conexão ao sistema elétrico), que permitem elaboração de metodologia para estudos, projetos e implantação de fazenda eólica. “O livro do engenheiro Ronaldo reúne reconhecida competência técnica e acadêmica, constitui obra do gênero inédita em nosso país. Traça roteiros objetivos das etapas a serem vencidas para a elaboração de um empreendimento de qualidade no setor, além de ser uma importante contribuição para o desenvolvimento e a consolidação dos aproveitamentos eólicos no Brasil”, registra Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, na apresentação da obra. Estudos minuciosos sobre terreno e sua influência no vento; os ventos, seus aspectos probabilísticos e características; a disposição das máquinas no parque eólico para maior eficiência da usina, tipos de máquinas, critérios para definição das distâncias entre os aerogeradores e sua disposição no terreno, e estudos de conexão da usina na rede são as linhas mestras deste trabalho.
Curriculum
Idealizador do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, elaborado pela Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do Estado do Rio Grande do Sul (2002), Ronaldo dos Santos Custódio, natural de Sant’Ana do Livramento (RS), é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e mestre em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Empregado de carreira da Eletrosul, Ronaldo é diretor de Engenharia da empresa desde abril de 2008, tendo sido diretor Técnico (17/1/2003 a 27/4/2008) e presidente interino (2/4/2007 a 27/4/2008). É conselheiro do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.

2 comentários:

LinGeeK disse...

Boa noite, eu me interesso muito pelo assunto, inclusive trabalho com energia solar, gosto do meio sustentável e gostaria de adquirir um livro seu, parabéns pela dedicação neste segmento!

José B. Vieira Neto disse...

Prezado Ronaldo, bom dia!

Eu sou graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo IFCE e me especializo em Energia Eólica, pois é uma área que me agrada e que gosto de estudar. Tive a oportunidade de ler a sinopse do seu livro: "Energia Eólica para produção de energia elétrica" e achei muito interessante. Procurei na internet para adquiri-lo mas não encontrei. Onde posso comprar um exemplar?

Att,

José Batista Vieira Neto