terça-feira, 1 de junho de 2010

PT CONDENA ATAQUE DE ISRAEL

A bancada do PT divulgou hoje nota oficial, assinada pelo líder Fernando Ferro (PE), que condena o ataque de Israel contra um comboio de barcos civis que tentava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Os deputados petistas expressam indignação contra a "violência absurda e desnecessária" praticada contra a chamada Flotilha da Liberdade. Segundo a nota, foi "um ato irracional contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica, que revela desprezo à comunidade internacional e aos princípios mais elementares do Direito Internacional Público.
Após destacar que o ataque ocorreu em águas internacionais, a bancada do PT sustenta que "não basta lamentar as dez mortes e os feridos". Para os deputados do partido, é necessária uma "investigação internacional consistente, que averigue o incidente e leve à efetiva punição dos culpados pelo crime".
O PT condena também o bloqueio à Faixa de Gaza - "que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes" - e reitera seu apoio irrestrito à criação do Estado Palestino.
Em seguida, os deputados do PT expressam condolências aos familiares dos mortos e feridos e manifesta e solidariedade à nação turca, "profundamente atingida pelo crime perpetrado".
Por fim, a bancada petista expressa "irrestrito apoio às iniciativas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenando o ataque israelense, bem como às gestões determinadas pelo chanceler Celso Amorim no sentido de promover a localização imediata da brasileira Iara Lee, que se encontrava em uma das embarcações que compunham a flotilha humanitária".

Nenhum comentário: