domingo, 27 de junho de 2010

TARSO GOVERNADOR DO RIO GRANDE




















Josias Bervanger

josiasbervanger@sul21.com.br


Em tom de unidade entre os partidos que compõem a aliança para o governo do Estado, Tarso Genro foi homologado candidato da chapa composta por PT, PCdoB, PSB, PR, PPL e PTRB ao governo do Estado. O ex-prefeito de Cristal e São Lourenço do Sul, Beto Grill (PSB) será o vice do petista. Para o senado concorrem Abigail Pereira do PCdoB e o já senador Paulo Paim, do PT.

O encontro da aliança dos seis partidos, chamada Unidade Popular pelo Rio Grande, teve um tom mais voltado para o conteúdo político. Tarso falou das suas intenções para o Estado e apresentou brevemente algumas propostas de governo, sem deixar de mencionar os adversários que apostaram no isolamento de sua candidatura. “Estamos credenciados por um conjunto de prefeitos, deputados e militantes destes seis partidos que compõem uma aliança ampla e representativa. Estes partidos que compõem nosso projeto possuem experiências administrativas. Além disso, temos o apoio do presidente Lula e da pré-candidata Dilma Roussef. Quero ainda deixar claro que, se eleito, convidaremos o PDT para se somar a nossa gestão no estado”, disse Tarso.

Segundo o petista, é necessário governar com a participação da sociedade nos rumos da administração. “Vamos estabelecer uma diálogo público com todos os setores sociais. Foi assim que Lula mudou o Brasil e será assim que será resgatada a dignidade da política no Rio Grande do Sul. É necessário um grande modelo de participação popular, com instrumentos democráticos como o orçamento participativo e os conselhos regionais e municipais de desenvolvimento. Irei também dialogar com o empresariado e criar aqui o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, experiência que já tive a oportunidade de estar à frente, no governo federal”.

O petista também não abdicou de fazer críticas a atual gestão estadual. De acordo com ele, o isolamento do governo impediu o crescimento do estado. “A gestão que governa o Estado isolou o Rio Grande do Sul num pequeno espaço geográfico e não dialogou com o Brasil. É necessário recuperar a dignidade política dos gaúchos. Já tivemos orgulho de ter a melhor educação do Brasil. Quero a partir da experiência do Fundo Nacional da Educação Básica, fomentar a educação no estado, investir de fato na Universidade Estadual, que atualmente está na UTI, e desenvolver a formação técnica e tecnológica.

O vice de Tarso, Beto Grill, falou da confiança no petista, e numa clara provocação à governadora Yeda Crusius, disse que o petista poderá viajar tranqüilo, se eleito, sem se preocupar com seu vice. O socialista ainda ressaltou as qualidades de Tarso. “De todas as características do Tarso, destaco a sua capacidade de diálogo e a experiência. Tarso articulou junto com o presidente Lula o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, como ministro da Educação desenvolveu e democratizou para as camadas mais pobres o ensino no Brasil e criou um paradigma de paz nas periferias de diversas cidades brasileira, por meio do Pronasci, quando esteve à frente do Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: