quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A FORÇA DOS BLOGS

Em 21 de janeiro de 2009, vários blogs e sites, inclusive o Viomundo, publicaram uma denúncia do Blog do Mello sobre o contrato draconiano que as Organizações Globo impunham aos que enviassem fotos, vídeos ou textos para a seção Eu-Repórter, no Globo Online.
Dezoito dias depois, uma bela vitória. “A empresa recuou”, afirma Antonio Mello, em entrevista à repórter Conceição Lemes. “Alterou o contrato.”
Viomundo – Qual a importância dessa vitória?
Antonio Mello – O mais importante é percebermos que os pequeninhos incomodam os gigantões. A gente faz a montanha se movimentar. Para quem acha que não adianta fazer nada, é uma demonstração de que vale agir.
Viomundo – Como você percebeu que havia algo errado?
Antonio Mello – Eu tenho a mania de ver o que o há por trás, mesmo que eu goste do que eu li. Quando vi o portal das Organizações Globo dar força ao Eu-Repórter, fui ver o que era. É um incentivo aos leitores para mandar textos, vídeos, fotos. O que me deixou perplexo foi o contrato que todos tinham que assinar. A pessoa mandava gratuitamente um determinado material. Depois, nunca mais tinha o direito de usá-lo. A empresa, por sua vez, poderia usá-lo em todas as publicações, até nas mídias que viessem a ser criadas. Inicialmente, pensei que fossem corrigir. Durante um mês, acompanhei. Nada. Aí, resolvi fazer a denúncia. O contrato foi mudado.
Viomundo – O Blog do Mello fez a montanha se mover?
Antonio Mello – Sem demagogia, não é nada disso. O importante não é o meu blog. O importante é que um blog conseguiu isso. A empresa foi obrigada a mudar uma atitude arrogante: mande para cá; só de eu publicar, você deve agradecer; isso agora é tudo meu.
Viomundo – Mas é uma vitória do Blog do Mello?
Antonio Mello – A minha participação foi ter descoberto o negócio e denunciado. Se vários blogs e sites não tivessem publicado a denúncia, se ela não tivesse ido para as listas de discussões, não teríamos sucesso. A vitória é da blogosfera.

Nenhum comentário: