sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

LIVRAMENTO PLANEJA INSTALAÇÃO DO PARQUE DOS VENTOS NO CERRO CHATO

POR JANGO MEDEIROS





Depois de ficar tecnicamente consolidado o projeto da Eletrosul que contemplará até o final de 2011 a localidade do Cerro Chato com uma unidade de geração e transmissão de energia eólica para produção de 90 megawatts (MW), Livramento planeja explorar turisticamente a nova paisagem que moldará as planícies daquela região. Denominado de Parque dos Ventos e situado entre a Estrada Velha Livramento/Quaraí e a BR-293, o espaço poderá se transformar numa nova ferramenta de divulgação turística do pampa gaúcho em harmonia às tradições, valores culturais e a preservação do meio ambiente.


A deputada Emília Fernandes, que esteve recentemente visitando moradores do Cerro Chato acompanhada pelo diretor técnico da Eletrosul, Ronaldo Custódio destacou que muitos santanenses, na época da Semana Santa, valorizam o costume de erguer pandorgas naquela área, caracterizada pela presença do vento que sopra continuamente. "Não se trata da simples pretensão de criar algo diferente, mas delimitar um pequeno espaço de lazer a ser destinado à população que ficará associado ao potencial de geração de energia limpa produzida pelo vento", ressaltou.


Já o diretor técnico da Eletrosul, Ronaldo Custódio, disse que o investimento projetado pela empresa na região está avaliado em R$ 400 milhões e as obras do parque eólico estão previstas para começar em agosto de 2010 com terraplanagem e trabalho de infraestrutura que prevê a construção de uma malha de 45 Km de estradas. Custódio acrescentou que serão edificadas 45 torres aerogeradoras em 39 propriedades rurais. A conclusão está prevista para meados de 2011. A energia a ser produzida no Cerro Chato abastecerá a Subestação 2, da CEEE, localizada no Bairro Registro, a 18 Km do Cerro Chato. O retorno do ICMS para o município, no mínimo, será triplicado nos próximos três anos, o que permitirá à prefeitura promover mais investimentos em infraestrutura urbana e na área social.

Nenhum comentário: