domingo, 27 de junho de 2010

O BAILE PAROU !

Por Dagberto Reis


Em uma tarde chuvosa de um domingo de junho, o baile parou, partiu o operário das palavras.Arlindo Coitinho assim denominado por Ivo Caggiani, era um homem comprometido com a verdade, com as palavras, com a vida.Como ninguem, soube contar as histórias desta fronteira em um grande baile que sempre seguia enriquecido pela sua forma de escrever dando vida a um edil Noventino ou a um Rubirosa e tantos outros personagens de suas obras.O comunista convicto Arlindo Coitinho sempre acreditou em um mundo melhor, uma sociedade mais justa e através de seus textos em livros e nos jornais onde escreveu deixava claras as suas idéias de uma maneira irreverente, engraçada, mas verdadeira.Ao ser informado da sua morte tirei aleatoriamente da estante um de seus livros, dos tantos de sua autoria que tive a oportunidade de ler e colecionar.Veio Segue o Baile, de 1992, autografado pelo amigo de tantas jornadas; " Ao companheiro Dagberto, este livro que conta histórias curiosas de nossa cidade".Na apresentação um texto brilhante do Paulo Roney e as ilustrações do Luis Antonio Braz. Do Roney uma frase define muito bem quem foi Arlindo Coitinho:" é um escritor, faz literatura, mostra o ser na sua dimensão universal,desenha, como nenhum outro a vida que existe nesta terra. O baile parou, mas Coitinho certamente vai juntar seus personagens e segui-lo em outro plano.

2 comentários:

jogos da memoria disse...

Uma grande perda para a cultura gaúcha, brasileira e de todo nosso Cone Sul. Um talento que ainda será reverenciado em toda a sua amplitude. VIVA ARLINDO COITINHO!!!!

IVANCEZAR disse...

Dagberto:

Foi com profunda lástima que tomei conhecimento da morte do Arlindo - nosso companheiro de tantas jornadas - Hoje longe da fronteira, leio eventualmente a edição ON LINE de 'A PLATEIA' , e foi assim que recebí a notícia dessa perda inestimável para a cultura da fronteira. Me veio à mente tanta coisa ( lembranças ) de nossa juventude - da redação da Folha Popular e do EXTRA - enfim, passou um filme ... Quero deixar aqui em forma de comentário minha singela homenagem ao criador do "Edil Noventino" que nós tivemos a HONRA de tê-lo como parceiro . Certamente ele estará preparando o baile para a nossa chegada ... Um forte abraço companheiro Dagberto !!