domingo, 18 de julho de 2010

PARA A METSUL NEVOU NESTE SABADO EM LIVRAMENTO











A MetSul Meteorologia considera o frio deste sábado histórico na fronteira com o Uruguai. A temperatura em Santana do Livramento, do primeiro minuto do dia até 16h, não conseguiu superar a marca dos 5ºC, permanecendo quase todo o período entre 3ºC e 4ºC. É muito raro vermos um dia com temperatura máxima tão baixa assim na fronteira. Não bastasse a temperatura baixa, ainda havia chuva e muito vento, tornando a sensação gélida na fronteira da paz. Tanto frio à tarde em Livramento somente foi registrado na história recente em 5 de setembro de 2008, quando fazia 2ºC no meio da tarde no dia em que caiu uma incomum e histórica nevada no Sul gaúcho. Veja acima a evolução da temperatura nas últimas 24 horas na estação do Inmet em Santana do Livramento.

Nevou neste sábado em Santana do Livramento, conforme entendimento da MetSul Meteorologia. De acordo com o correspondente do jornal Correio do Povo na cidade, Jango Medeiros, moradores do distrito de Caneleira, a cerca de 18 quilômetros da sede do município, relataram durante a manhã a queda de minúsculos grãos de gelo. A temperatura era propícia, entre 2ºC e 3ºC, e havia instabilidade. Caneleira, local onde foi observado o fenômeno, é mais alto e terá um parque eólico. No Uruguai, nos últimos dias, foram registradas ocorrências semelhantes. Em 2008, em setembro, Livramento também tinha anotado neve granular. A possibilidade de nevar na parte mais Sul do Estado era antecipada pela MetSul Meteorologia.

Todo este frio, como a MetSul vem informando, está associado a um potente e incomum centro de alta pressão na parte central do continente. Buenos Aires teve os maiores valores de pressão atmosférica desde 1999. Chegou a 1042 hPa em Ezeiza. Em Porto Alegre, a pressão não atingiu os 1040 hPa, mas o inusitado foi ver chuva na cidade com altíssimos 1035 hpa.

Nenhum comentário: