sexta-feira, 24 de julho de 2009

RECORDAR É VIVER

Na manhã da ultima terça-feira estive no quartel do 7º RC Mec visitando o velho amigo Rodrigo Espínola, hoje comandante do regimento, o qual conheci como aspirante a oficial na sua chegada a Livramento, quando eu já ” cabo velho” estava findando meu tempo na caserna.Vinha adiando esta visita pois tinha certeza absoluta que ela iria mexer com o meu emocional, já que desde Fevereiro de 1987 quando deixei o Exército nunca mais havia retornado ao 7º R C Mec. Ali vivi um período importante da minha vida, dos 19 aos 24 anos, fundamentais, tenho a certeza, para minha formação como cidadão no que se refere ao respeito , a disciplina e a organização. Era um período difícil, vivíamos o fim da ditadura militar e quem defendia a abertura democrática e as eleições diretas no país era considerado subversivo até por companheiros de farda da mesma graduação.Hoje o momento é outro e o papel do Exército Brasileiro tem sido fundamental para a construção de um Brasil mais justo, garantindo a nossa soberania e criando laços sociais com a comunidade.Contudo guardo na memória as boas recordações do “2 de Ouro”, da turma de cabos do 2º e do Regimento como um todo e de alguns oficiais e sargentos com os quais convivi,entre eles esta o hoje tenente coronel Rodrigo Espínola. Em uma rápida passada pelo Regimento, 23 anos depois da minha saída, fiz uma verdadeira viagem no tempo. Muita coisa mudou e mudou para melhor, principalmente em termos de estrutura. Fiquei feliz ao ver o bom trabalho do Espínola, que continua operacional como aquele jovem que chegou ao 7º lá pelos idos de 1986, mas que hoje demonstra também toda sua capacidade como gestor, um tocador de obras como o museu que em breve será inaugurado ou a estrutura com vigas de cimento para pista de cordas junto ao açude e um estande de tiro moderno, bem diferente daquele do final da década de 80.Acima de tudo um comandante que é respeitado pelos subordinados não pelas estrelas que carrega nos ombros, mas pelo seu jeito simples e respeitoso com que trata aos subordinados seja o mais simples soldado ou o comandante de um dos esquadrões do regimento.Engajado em ações de cidadania como a realizada recentemente na Vila Santa Clara, o Espínola vem utilizando da tecnologia da informática para o adestramento da tropa, qualificando cada vez mais o nosso 7º R C Mec nos exercícios militares que vem realizando com modernas salas de operação. Foi um momento de belas recordações de vida. E na vida recordar também é viver!

Nenhum comentário: