quarta-feira, 28 de julho de 2010

ENCONTRO DE PRESIDENTES SERÁ O TERCEIRO NA HISTÓRIA DE LIVRAMENTO E RIVERA

Por Jango Medeiros


O encontro entre governantes do Brasil e Uruguai que reunirá nesta sexta-feira (30) Luiz Inácio Lula da Silva e José Pepe Mujica será o 3º na história de Livramento e Rivera. A primeira reunião entre mandatários dos dois países para assinatura de tratados de cooperação ocorreu em 10 de fevereiro de 1957, quando o vigésimo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek encontrou-se com Arthuro Lezama, então presidente do conselho nacional de governo daquele país.

Na época, Juscelino estranhou a demora na chegada do colega, que foi vítima de um pequeno acidente na divisa das duas cidades. Lezama teve os dedos de uma das mãos prensados na porta do carro que o conduzia, logo ao chegar nas imediações do Parque Internacional. Segundo relato do jornalista riverense Victoriano Cabrera, na edição de número 14.557 de seu programa diário "Rivera es Asi", da Rádio Internacional, o mandatário uruguaio precisou ser atendido num hospital de Rivera, mas retornou logo para o encontro com JK com um curativo na mão.

Outro encontro presidencial do Brasil e Uruguai aconteceu em 06 de maio de 1997, entre FHC e Júlio Maria Sanguinetti para assinatura de acordos de cooperação entre cidades de fronteira. Na época, o presidente brasileiro foi hostilizado e vaiado por centenas de populares que gritavam palavras de ordem contra a política de privatizações adotada pelo governo brasileiro. A polícia de choque da Brigada Militar e agentes da Polícia Federal precisaram intervir a fim de evitar que os manifestantes prosseguissem jogando ovos na comitiva presidencial brasileira.

Constrangidos com o tumulto, FHC e Sanguinetti permaneceram menos de um minuto na solenidade de descerramento de uma placa (em homenagem aos dois) no Obelisco da Paz, no Parque Internacional. Após FHC foi à Rivera, onde assinou com Sanguinetti um ajuste complementar ao convênio para a fixação do Estatuto de Fronteira, um instrumento de cooperação jurídica que ainda esbarra em questões de ordem burocrática.


A visita de Lula à Livramento coincide com a comemoração que marca os 187 anos de fundação da cidade. Pela programação, a abertura dos festejos, acontece na manhã desta sexta-feira, na Praça General Osório, com a Festa da Cidade, evento que inicia às 8h com o hasteamento das bandeiras e prossegue à tarde no Parque Internacional com shows e abertura do Museu Sem Fronteiras, que rende homenagem à Revolução Farroupilha.



Na sexta-feira, será inaugurado pelo reitor da UFpel, Cesar Borges, o Núcleo de Estudos Fronteiriços, localizado na Rua Duque de Caxias, na frente da Praça General Osório. Em razão da legislação eleitoral, Lula não poderá participar do evento. A unidade que integra o Centro de Integração do Mercosul da UFPel terá enfoque voltado às políticas de integração transfronteiriça, programas de intercâmbio educacional e ao estímulo às relações de caráter sócio-cultural entre o Brasil e países do Mercosul, servindo ainda como base de apoio estratégico e operacional aos órgãos governamentais brasileiros.

2 comentários:

Luís Eduardo Amaral disse...

Foram quatro encontros. Em 1973 ou 1974, Geisel se encontrou no Parque com o então presidente uruguaio.

Luís Eduardo Amaral disse...

Foram quatro encontros. Em 1973 ou 1974, o presidente Geisel teve um encontro com o então presidente uruguaio também no Parque Internacional, que na época estava completamente lotado.