quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

800 FAMILIAS SERÃO ASSENTADAS NA FRONTEIRA OESTE



Em nota divulgada hoje a imprensa, a qual recebi de sua assessoria de imprensa o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul vem a público avisar que a partir desta quarta-feira (03) aumenta a movimentação de famílias acampadas em direção às sete áreas desapropriadaspelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado. Oitocentas famílias foram selecionadas nos 13 acampamentos existentes hoje no RS e serão assentadas nos municípios de São Gabriel,Santa Margarida do Sul e Alegrete, na Fronteira Oeste.
O MST comemora as conquistas, que somente foram conseguidas com muita luta das famílias pela reforma agrária e contra a repressão e a criminalizaçãoao movimento que ocorreu em 2008. Os sem terra seguirão lutando epressionando para que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinadoentre o Incra e o Ministério Público seja cumprido e as 1,2 mil famíliasque ainda faltam sejam assentadas.
O MST destaca a conquista da Fazenda Southall, em São Gabriel. Em 2003,famílias sem terra, trabalhadores urbanos e apoiadores fizeram uma marchapela desapropriação do latifúndio, processo que foi impedido por umdecreto do Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de cinco anos de muitaluta, as famílias conquistaram a terra, que possui dívidas com a União echegou a ser negociada com a Aracruz Celulose para a monocultura de eucalipto. A reforma agrária dará uma função social para a Southall, que com o assentamento das famílias produzirá comida saudável para apopulação, irá movimentar o comércio local e contribuir no desenvolvimentoda população e da região em geral.
Os sem terra seguem para a Fronteira Oeste a fim de alterar o modelo deprodução no campo da região, baseado no latifúndio e que estava sendo tomado pelas transnacionais papeleiras. O setor da celulose já demitiu mais de 800 trabalhadores gaúchos devido à crise financeira e àespeculação no mercado financeiro. A crise hoje está servindo para expor ainviabilidade do modelo de produção baseado na exportação e nas commodities, entre elas a celulose. Ao mesmo tempo, a reforma agrária continua gerando empregos no campo e estimulando a produção de alimentos.
No próximo dia 18/12, o MST, comunidade da região de São Gabriel e autoridades realizam um grande ato público na Fazenda Southall para comemorar sua desapropriação e o assentamento das famílias.

Nenhum comentário: