quarta-feira, 4 de novembro de 2009

3º ENCONTRO DAS ACI's

Texto: jornalista Luis Eduardo Amaral

A terceira edição do Encontro Nacional das ACI’s, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (Acil), deve trazer dezenas de empresários e prefeitos gaúchos ao município. São esperados cerca de 45 chefes de executivo das cidades do Rio Grande do Sul para o evento, já que haverá a presença entre os palestrante do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Está programada inclusive uma reunião entre prefeitos e CNM para a tarde antes de iniciar oficialmente o Encontro das ACI’s, nesta sexta-feira, dia seis de novembro.
O evento inicia na noite desta sexta no Clube Campestre, com a palestra de Ricardo Vontobel, presidente do Conselho Administrativo da Vonpar, fabricante do famoso refrigerante Coca-Cola e distribuidora das cervejas Sol, Kaiser e Heineken no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Vontobel deverá falar sobre a teoria de que o mundo é dos descontentes, inspirada no norte-americano Robert Woodruff, que fez fortuna com refrigerantes e transformou a Coca-Cola na primeira marca globalizada da história antes mesmo da palavra chegar aos dicionários. Logo após a apresentação do empresário gaúcho, será servido o jantar aos convidados. No sábado, estão programadas outras três palestras e almoço para os convidados. Desta vez, no Hotel Jandaia. Uma delas tratando de administração pública, investimentos, orçamento e a situação atual das prefeituras municipais com Paulo Ziulkoski. Com a presença do presidente da CNM e dos prefeitos da região, a Acil pretende aproveitar a oportunidade para montar a pauta do seminário sobre desenvolvimento e potencialidades dos municípios de fronteira a ser realizado em dezembro com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
As outras duas palestras do sábado são com o diretor comercial para a América Latina da John Deere, Paulo Herrmann, e com Wilson Zanatta, proprietário da Laticínios Bom Gosto. Herrmann deverá atrair muitos empresários do setor agropecuário da região, inclusive dirigente de sindicatos rurais, já que sua empresa é a líder mundial na fabricação de máquinas agrícolas, e ele deverá conversar justamente a respeito do cenário mundial e as perspectivas para o agronegócio, além de relatar algumas de suas experiências profissionais. A promessa para ser um dos momentos mais concorridos do Encontro das ACI’s deverá ser a palestra “Empreendedorismo” com Wilson Zanatta, um empresário reservado (é um tanto arredio em participar de eventos públicos), e sua empresa transformou-se em uma das maiores captadoras de leite do continente, passando de quatro para mais de mil funcionários em menos de 15 anos. A gaúcha Bom Gosto capta em torno de dois milhões de litros de leite por dia, seu faturamento supera os R$ 700 milhões anuais e a empresa se expandiu para o Uruguai e Minas Gerais.
Para os universitários, existe um preço diferenciado para participar das palestras de sábado, com direito a almoço e a certificado comprovando a participação no evento. A intenção da Acil é aumentar a oportunidade dos acadêmicos dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Gestão Pública, entre outros, em ter acesso ao conhecimento e experiências profissionais de empresários consagrados que estarão palestrando no evento. O Encontro das ACI’s inicia às 20h de sexta no Clube Campestre e tem continuidade na manhã de sábado no Hotel Jandaia. Informações e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Associação Comercial de Livramento através do telefone (55) 3242-3200 ou pelo e-mail secretaria@acilivramento.com.br.

Nenhum comentário: