terça-feira, 10 de novembro de 2009

A VEZ DOS POBRES

Saiu no Estadão:

Os pobres do Norte e Nordeste estão consumindo mais que os ricos do Sudeste. Nos últimos 12 meses até setembro deste ano, as classes D e E das regiões Norte e Nordeste do País gastaram R$ 8,8 bilhões com uma cesta de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza. Essa cifra é 5% maior que a desembolsada pelas camadas A e B (R$ 8,4 bilhões) que vivem no Sudeste do País no mesmo período com esses itens, revela estudo exclusivo da LatinPanel, maior empresa de pesquisa domiciliar da América Latina.

Em outro texto complementar, o jornal cita o caso da empresa General Brands, que produz sucos em pó e pronto para beber. Há um mês a companhia, que detém a marca Camp, lançou um novo suco em pó, mais barato, batizado de Fructos Plus e voltado para a baixa renda do Norte e Nordeste.

No primeiro mês de vendas o novo suco já rendeu o equivalente a 7,2 milhões de litros de suco. A General Brands já estuda abrir uma nova fábrica no Nordeste.

A Perfetti Van Melle, que fabrica a bala Mentos, também lançou um produto para o mercado regional: quatro sabores de bala em embalagens menores, com redução de 27% no preço final do produto. No bimestre agosto-setembro, a Van Melle viu suas vendas crescerem 46% no Nordeste.

Já o Wal Mart, maior varejista do mundo, decidiu concentrar suas atividades neste ano no Nordeste. Das cerca de 100 lojas abertas em 2009, a maior parte está localizada nessa região.

“A base da pirâmide social vive hoje um momento especial”, afirma o vice-presidente executivo da rede no Brasil, Marcos Ambrosano. Segundo ele, o apetite de consumo das classes D e E não está restrito a alimentos. “Está crescendo expressivamente neste ano a venda de computadores nas lojas Todo Dia.” A bandeira Todo Dia são lojas de desconto voltadas para a baixa renda, informa o Estadão.


OPinião do Blog: Aqueles que querem o bolo somente para eles,não aceitam dividi-lo, estão enlouquecidos,onde já se viu pobre fazendo as três refeições e ainda se dando ao luxo de comprar computador.Tudo por que o tal de Lula este inventou de melhorar a distribuição de renda no país, implantar politicas sociais,promover a tal de inclusão social.Esta é a diferença do governo Lula sedimentada em numeros e não a daqueles que deixaram 54 milhões de brasileiros na linha da pobreza,entregaram o Brasil para o FMI,venderam setores estratégicos para a iniciativa privada e compraram votos no Congresso Nacional para reeleger FHC, hoje o mais enciumado deles, porque o metalurgico barbudo do ABC consegue um reconhecimento muito maior tanto no Brasil quanto no Exterior do que o sociologo entreguista.Esta gente quer voltar.Sabe para que? Exatamente porque não suportam pobres sendo incluidos e tendo vida digna. Para esta gente pobre é classe inferior e como tal tem de ser tratado.Cuidado ano que vem tem eleição e o Serra representa este projeto que prioriza apenas os ricos e os puxa-saco que de forma subserviente se submetem as suas vontades.Dilma é o terceiro mandato do presidente Lula para que pobres continuem tendo vez,diminuindo cada vez mais o desequilibrio social deste Brasil.

Nenhum comentário: