sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FUNCIONARIOS DO TCE PRESSIONAM JUSTIÇA C ONTRA INDICAÇÃO DE MARCO PEIXOTO

Josmar Leite | josmar.leite@rdgaucha.com.br

Auditores e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregaram na tarde desta sexta-feira ao Ministério Público Estadual um pedido de investigação contra o deputado progressista Marco Peixoto. Eles ficaram insatisfeitos com o silêncio do parlamentar durante a sabatina de ontem, na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, que referendou a indicação dele para a Corte.

Peixoto foi indicado por 39 parlamentares para assumir a vaga deixada por João Luiz Vargas, em razão de sua aposentadoria, no TCE. Durante a arguição realizada na quinta-feira na Comissão de Finanças, o deputado ficou em silêncio e não esclareceu as denúncias divulgadas nas últimas semanas sobre sua relação com indiciados na fraude do Detran.

Os funcionários do Tribunal entregaram o pedido ao procurador de Justiça em exercício, Delmar Pacheco da Luz, pedindo uma investigação contra o deputado. Eles ficaram insatisfeitos com a falta de respostas de Peixoto, principalmente no que diz respeito às gravações divulgadas na CPI da Corrupção.

Nos áudios, Peixoto conversa com Antônio Dorneu Maciel, réu pela frauda do Detran, usando linguagem em códigos, o que, para a oposição, significa acerto de propina. Para o presidente do Centro dos Auditores Externos do TCE, Roberto Sanchottene, o episódio precisa ser escalrecido..

- O deputado teve a oportunidade ontem de se pronunciar para esclarecer a sociedade gaúcha a respeito desses áudios e não o fez. As perguntas ficaram sem resposta, houve um silêncio constrangedor - disse Sanchottene.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do PP, o deputado se diz vítima de uma das maiores perseguições político-partidárias da história do Estado. A indicação de Peixoto ao TCE foi aprovada por nove votos a dois, após a sabatina de ontem. Na próxima semana, o plenário da Assembleia Legislativa avaliará e votará a indicação.

RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário: